CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Analista diz que nova CPMF não vai passar porque nenhum deputado é 'suicida'

Durante a audiência pública na comissão mista da reforma tributária, realizada na quarta-feira (5), o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi alvo de críticas de parlamentares sobre o fatiamento da proposta do Executivo

Plenário da Câmara dos Deputados 03/02/2020 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Senadores criticaram o fato de o ministro ter deixado para depois a apresentação do projeto de tributação sobre grandes fortunas e dividendos, assim como a polêmica criação da nova Contribuição sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

Em entrevista à Sputnik Brasil, o cientista político Antônio Marcelo Jackson, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), disse que a dificuldade de relacionamento entre o poder Executivo e o Legislativo ocorre por conta de uma falta de projetos na área da economia por parte do governo federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Essa dificuldade de relações da Presidência da República, da chefia do Executivo com o Legislativo, se dá por uma ausência absoluta de projetos e, quando aparece alguma coisa, eles tentam impor como está acontecendo agora, uma nova CPMF", criticou.

Jackson disse que o projeto apresentado por Guedes transfere obrigações tributárias das empresas para a população.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Nós vamos desonerar as empresas e em contrapartida vamos fazer a sociedade inteira pagar por isso, no fundo é isso que está sendo proposto. Ou seja, aquilo que seria de responsabilidade das empresas a gente libera e vamos fazer com que toda a população arque com esse custo", afirmou.

Segundo Jackson, propostas do tipo enfrentam ainda mais resistência dos parlamentares por estarmos em um ano eleitoral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Essa interferência fica mais evidente em virtude da ausência completa de um projeto para o país. Esse que é o ponto chave. [...] Olha, com toda a sinceridade, ninguém é suicida em potencial para aceitar algo dessa forma", completou.

.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO