Aprovada PEC de Gleisi que favorece estados e municípios

O Senado Federal aprovou a PEC 48/2019, de autoria da deputada Gleisi Hoffmann, que autoriza a transferência de recursos federais a estados, ao Distrito Federal e a municípios mediante emendas ao projeto de lei orçamentária anual

Gleisi Hoffmann
Gleisi Hoffmann (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, conquistou importante vitória para estados e municípios com a aprovação pelo Senado Federal da PEC 48/2019 de sua autoria.

Pela proposta, o uso dos recursos será fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU). 

O texto prevê ainda que 70% das transferências especiais sejam destinadas a investimentos e apenas 30% a custeio, proibindo a utilização para o pagamento de despesas com pessoal (ativo e inativo) ou encargos referentes ao serviço da dívida.

A emenda constitucional de Gleisi Hoffmann será promulgada antes do fim do ano e as novas regras de repasse de recursos para estados e municípios valerão já em 2020.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247