Artigo de cabeceira de terrorista na Noruega é inspiração do novo coordenador do Enem

Murilo Resende Ferreira, que assumirá a diretoria de avaliação da educação básica no Inep, que cuida do Enem, fez uma tradução mal feita de um artigo de 1992 do americano Michael Minnicino, pela qual foi acusado de plágio; o artigo é um dos textos fundadores das teorias conspiratórias que levaram Anders Breivik a cometer um atentado na Noruega, onde matou 77 pessoas e feriu outras 319 em 2011

Artigo de cabeceira de terrorista na Noruega é inspiração do novo coordenador do Enem
Artigo de cabeceira de terrorista na Noruega é inspiração do novo coordenador do Enem

247 - A diretoria de avaliação da educação básica (Daeb), do Inep, órgão responsável pela execução do Enem, ficará, no governo Bolsonaro, a cargo de Murilo Resende, doutor em economia pela FGV e professor universitário em Goiás desde 2015. Nos últimos dias, o nome de Murilo esteve envolvido em uma acusação de plágio, mas a acusação, como se pôde verificar posteriormente, é um problema menor do que o conteúdo do artigo referido.

Trata-se de um texto do norte-americano Michael Minnicino, intitulado "The New Dark Age: The Frankfurt School and 'Political Correctness'" ("A Nova Idade das Trevas: A Escola de Frankfurt e o Politicamente Correto"). Em português, foi publicado mais como uma tradução mal adaptada com o título “A Escola de Franfkurt: satanismo, feiúra e revolução”, numa até então desconhecida revista digital dedicada a pautas reacionárias.

O artigo de Minnicino é um dos textos fundadores das teorias conspiratórias que levaram Anders Breivik a cometer dois atentados na Noruega em 22 de julho de 2011, onde matou 77 pessoas e feriu outras 319, a maioria adolescentes. Na época, o militante de extrema-direita divulgou um manifesto que apontava, entre outros pontos, uma conspiração dos marxistas culturais. 

Resende já foi aluno do curso online do escritor Olavo de Carvalho, apontado como guru da direita e responsável pela indicação de Ricardo Vélez Rodríguez ao cargo de ministro da Educação. E tem também em sua biografia a expulsão do MBL de Goiás, que o acusou de "maluco completo".

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Brasil

Folha agora usa Vaza Jato contra Lula

O jornal Folha de S.Paulo publica reportagem na edição desta segunda-feira (16), em que passa a usar informações da Vaza Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político em...

Ao vivo na TV 247 Youtube 247