CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Barbosa diz que deve se aposentar do STF em 15 dias

"Há uma tramitação. Não é assim tão simples. Leva uns 15 dias", informou nesta terça-feira 3 o próprio ministro sobre o processo de aposentadoria; presidente do Supremo anunciou na semana passada que deve sair da Corte no final de junho, adiantando em cinco meses o fim de seu mandato como presidente do STF e em 11 anos o fim de sua atuação como ministro; com 59 anos, Joaquim Barbosa poderia ficar no tribunal até 2024, mas isolado após ter tomado decisões que feriram artigos estabelecidos pela própria Corte, antecipou a decisão

"Há uma tramitação. Não é assim tão simples. Leva uns 15 dias", informou nesta terça-feira 3 o próprio ministro sobre o processo de aposentadoria; presidente do Supremo anunciou na semana passada que deve sair da Corte no final de junho, adiantando em cinco meses o fim de seu mandato como presidente do STF e em 11 anos o fim de sua atuação como ministro; com 59 anos, Joaquim Barbosa poderia ficar no tribunal até 2024, mas isolado após ter tomado decisões que feriram artigos estabelecidos pela própria Corte, antecipou a decisão (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Da Agência Brasil - O processo de aposentadoria do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deve ser concluído em 15 dias. "Há uma tramitação. Não é assim tão simples. Leva uns 15 dias", informou hoje (3) o próprio ministro, ao final da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na semana passada, Barbosa comunicou ao plenário da Corte que decidiu se aposentar no fim deste mês. Após a saída de Barbosa, o atual vice-presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, assumirá o comando da Corte. Barbosa tem 59 anos e poderia continuar na Corte até 2024, quando completa 70 anos e teria de ser aposentado compulsoriamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Joaquim Benedito Barbosa Gomes, nascido na cidade mineira de Paracatu, foi o primeiro negro a presidir o STF. Ficou conhecido pela relatoria da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele ocupa a presidência do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça desde novembro de 2012. O ministro foi indicado à Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes de sua nomeação para o Supremo, o ministro Joaquim Barbosa foi membro do Ministério Público Federal, chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados, oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores e compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado. Ele é mestre e doutor em direito público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) e mestre em direito e Estado pela Universidade de Brasília.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO