Bolsonaro cita informações falsas sobre imigração e antiamericanismo

A plataforma de checagem de informações Aos Fatos verificou as falas do presidente Jair Bolsonaro proferidas durante entrevista à emissora Fox News e em discurso na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, ambas nesta segunda-feira (18), no segundo dia de sua visita oficial aos EUA; "Nas duas ocasiões, ele proferiu declarações que não correspondem aos fatos e dados disponíveis sobre imigração e sobre a relação dos governos brasileiros anteriores com o país anfitrião. O capitão reformado também caiu em contradição ao refutar críticas de que é homofóbico, xenófobo e racista", constatou a plataforma

Bolsonaro cita informações falsas sobre imigração e antiamericanismo
Bolsonaro cita informações falsas sobre imigração e antiamericanismo (Foto: Alan Santos/PR)

247 - A plataforma de checagem de informações Aos Fatos verificou as falas do presidente Jair Bolsonaro proferidas durante entrevista à emissora Fox News e em discurso na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, ambas nesta segunda-feira (18), no segundo dia de sua visita oficial aos EUA. "Nas duas ocasiões, ele proferiu declarações que não correspondem aos fatos e dados disponíveis sobre imigração e sobre a relação dos governos brasileiros anteriores com o país anfitrião. O capitão reformado também caiu em contradição ao refutar críticas de que é homofóbico, xenófobo e racista", constatou a plataforma.

Bolsonaro disse à Fox News que "a maioria dos imigrantes não tem boas intenções nem quer fazer o bem ao povo americano". Segundo Aos Fatos, é FALSO. "Nesta declaração à Fox News, Bolsonaro repete um posicionamento do presidente americano Donald Trump, que já classificou diversas vezes a imigração como um problema nacional ou até como uma crise humanitária, relacionando os imigrantes com a violência e o tráfico de drogas. Essa relação, no entanto, não é comprovada cientificamente. Na verdade, diversos estudos contrariam a tese dos presidentes".

Jair Bolsonaro, referindo-se aos ex-presidentes Lula e Dilma, os chamou de "governos que, antes de tudo, eram antiamericanos". Para Aos Fatos, "não há registros públicos de que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, tenham demonstrado qualquer comportamento que possa ser enquadrado como antiamericano enquanto estiveram no poder. Assim, a declaração de Bolsonaro em discurso na Câmara de Comércio Brasil-EUA, foi classificada como FALSA".

Leia na íntegra a relação de falas falsas, contraditórias, exageradas e, acredite, uma verdadeira.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247