Bolsonaro e Bivar vivem clima de divórcio

Jair Bolsonaro e Luciano Bivar, presidente do PSL, entraram em choque, numa virada em sua relação política, que já foi marcada por proximidade e troca de elogios

247 - Reportagem do jornalista Joelmir Tavares na Folha de S.Paulo desta quinta-feira (10) é reveladora de que Jair Bolsonaro e o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, vivem um clima de divórcio. 

Irônico, o jornalista escreve: "Mas, para ficar no campo de metáforas preferido do titular do Planalto, é possível falar que os dois já tiveram seus momentos de flerte até o casamento". 

A crise entre o ocupante do Planalto e Bivar veio a público quando Bolsonaro afirmou que o deputado pernambucano está "queimado pra caramba". Bivar reagiu: "Não estamos em grêmio estudantil. Ele pode levar tudo do partido, só não pode levar a dignidade".  

A reportagem relembra frases ditas no passado por ambos, que  "contrastam com as mágoas de fim de relação expostas nos últimos dias, em meio à iminente saída de Bolsonaro do partido presidido pelo deputado federal".  

Em janeiro de 2018, quando foi anunciada a filiação de Bolsonaro, Bivar disse que o recebia "com muito orgulho". Bolsonaro afirmou sentir "muita honra" e estar "muito à vontade" ao entrar para as fileiras de "um partido onde existe total comunhão de pensamentos".  

Na mesma época Bivar exaltava as "qualidades" de Bolsonaro como neoliberal: "Não vejo nada no comportamento dele que contradiga a ideologia liberal, na área econômica ou social", assinalou Bivar.   

Bivar também minimizou a afinidade de Bolsonaro com o coronel torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra. "Não se deve rotular Bolsonaro por isso. Eu faço alguns elogios ao regime militar também​", disse o pernambucano na ocasião.   

Quando se filiou ao PSL, Bolsonaro disse que fez  "um acordo maravilhoso" com o líder do partido.  

Até esta quarta-feira, já em meio à briga de Bolsonaro com o PSL, o site oficial do partido destacava uma homenagem a Bivar atribuída a Bolsonaro. Sob a foto do presidente do partido, lia-se a frase lisonjeira: "Luciano não é arquiteto, mas construiu a ponte para a mudança do Brasil".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247