Bolsonaro é criticado em manual para candidatos ao Itamaraty

Um manual voltado para candidatos à diplomacia brasileira traz críticas ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao ressaltar que ele é um "zelota" que "se orgulha da sua homofobia"; crítica está contida no volume "História do Brasil", do professor e pesquisador João Daniel Lima de Almeida; manual editado pela Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, é apresentado como um "marco de referência conceitual, analítica e bibliográfica das matérias exigidas pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)"

Bolsonaro é criticado em manual para candidatos ao Itamaraty
Bolsonaro é criticado em manual para candidatos ao Itamaraty

247 - Um manual voltado para candidatos à diplomacia brasileira traz críticas ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao ressaltar que ele é uma pessoa que "se orgulha da sua homofobia". A crítica está contida no volume "História do Brasil", do professor e pesquisador João Daniel Lima de Almeida. O manual editado em 2013 pela Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, é apresentado como um "marco de referência conceitual, analítica e bibliográfica das matérias exigidas pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)". 

No livro, a citação a Bolsonaro está inserida no contexto da perda de influência dos militares após o término da ditadura. "O clube militar que motivou a República, o tenentismo e debateu a questão do petróleo nos anos 50 é retratado hoje como uma máquina do tempo, nostálgica e excêntrica. O principal defensor dos interesses castrenses no Congresso é um zelota do porte de Jair Bolsonaro, que se orgulha de sua homofobia. Não poderiam estar em pior situação desde o período regencial. Por terem se descolado do resto da sociedade desde o final do Regime Militar foram relegados à irrelevância, posição profundamente perigosa em um país com pretensões internacionais de potência", destaca o autor.

O livro é comercializado por R$ 31 no site da Fundação Alexandre de Gusmão, mas sua edição digital pode ser baixada gratuitamente pela internet. Segundo a fundação, "os Manuais do Candidato são elaborados por representantes do meio acadêmico com reconhecido saber" e "as opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247