Bolsonaro tem afinidade ideológica com Trump e é até pior, diz professora Tatiana Roque

“Ele tem uma afinidade ideológica do ponto de vista desses regimes autoritários, que realmente querem eliminar os intermediários, as mediações das instituições democráticas”, disse à TV 247 a filósofa e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Assista

Tatiana Roque, Jair Bolsonaro e Donald Trump
Tatiana Roque, Jair Bolsonaro e Donald Trump (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Filósofa, professora e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Tatiana Roque comentou na TV 247 a tentativa de um golpe de Estado nos Estados Unidos pelo atual presidente, Donald Trump, e repercutiu a fala branda de Jair Bolsonaro sobre o ocorrido, posicionando-se como aliado.

Bolsonaro foi um dos poucos chefes de Estado, senão o único, a não repreender firmemente a invasão do Capitólio por trumpistas. Para Tatiana, Bolsonaro e Trump são semelhantes ideologicamente e acreditam no funcionamento de sistemas autoritários, nos quais não há sistemas de freios e contrapesos. A atitude de Trump de convocar seus seguidores a invadir o Congresso norte-americano preocupou brasileiros, que temem que o mesmo aconteça em 2022 caso Bolsonaro perca a eleição presidencial.

“O Bolsonaro tem uma afinidade ideológica realmente com o Trump, na verdade ele é um pouco pior. Ele tem uma afinidade ideológica do ponto de vista desses regimes autoritários, de um lado anti-sistêmicos e de outro lado autoritários, que realmente querem eliminar os intermediários, as mediações das instituições democráticas. Então todo esse sistema de pesos e contrapesos, que fazem parte do funcionamento da democracia, eles visam tirar do caminho”, falou.

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

Apoie o 247

WhatsApp Facebook Twitter Email