Boulos ironiza Onyx: crime ambiental será tolerado em nome do lucro dos acionistas

"Governo não vai intervir na direção da Vale. 'Não seria uma boa sinalização para o mercado', disse Onyx Lorenzoni. A mensagem é: em nome do lucro dos acionistas, crimes contra a vida e o meio ambiente serão tolerados", afirmou o coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos

Boulos ironiza Onyx: crime ambiental será tolerado em nome do lucro dos acionistas
Boulos ironiza Onyx: crime ambiental será tolerado em nome do lucro dos acionistas (Foto: Mídia Ninja)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, ironizou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que descartou a possibilidade de intervenção do governo federal na mineradora Vale, privatizada, após o rompimento de uma barragem na sexta-feira (25) em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Até o momento 65 mortes foram confirmadas, sendo a maior tragédia ambiental da história do País.

"Governo não vai intervir na direção da Vale. 'Não seria uma boa sinalização para o mercado', disse Onyx Lorenzoni. A mensagem é: em nome do lucro dos acionistas, crimes contra a vida e o meio ambiente serão tolerados", escreveu Boulos no Twitter.

Além de declaração citada pelo ativista, o ministro disse que o governo tem 'golden share' na Vale. "Essa posição permite ao governo, por exemplo, manter a sede da empresa no Brasil, mas não permite nenhuma interferência na gestão", afirmou o titular da pasta durante coletiva de imprensa no Palácio do Planato.

Muito popular na década de 1980, quando os governos desejavam de alguma forma manter o controle sobre empresas que haviam sido privatizadas, a golden share é um tipo especial de ação que traz os mesmos direitos dos detentores de ações ordinárias e ainda dá poder de veto para algumas decisões importantes. Em outras palavras, não importa a participação, o estado terá poder de veto em diversas situações.

No entanto, esse "poder especial" não significa necessariamente que o governo pode fazer o que bem entender nas empresas em que tem essa ação, como a Vale e a Embraer. Em cada empresa a União tem um poder de influência diferente e, embora o governo possa até mudar os direitos conferidos pela própria golden share no caso da Vale, essa seria uma decisão extremada e fora de cogitação no momento. 

*Com informações do InfoMoney

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247