Brasil endurece entrada de turistas espanhóis

A perseguio recorde de brasileiros nos aeroportos da Espanha foi tema de um conflito diplomtico por pelo menos trs anos. Agora, a situao se inverteu e chegou a vez dos europeus serem submetidos s novas regras de imigrao para entrar no nosso Pas

Brasil endurece entrada de turistas espanhóis
Brasil endurece entrada de turistas espanhóis (Foto: Divulgação)

247 - A partir de abril, os espanhóis deverão exibir à Polícia Federal o que exigem dos brasileiros para entrar na União Europeia: passagem de ida e volta marcadas, mínimo de R$ 170 por dia, hotel reservado ou carta de apresentação de quem vai hospedá-lo aqui, registrada em cartório. A medida parece uma retaliação a pressão sofrida pelos brasileiros para entrar na Espanha.

Nos últimos três anos, os brasileiros foram o grupo mais barrado no aeroporto de Barajas, em Madri, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior da Espanha. A vinda em massa de brasileiros à Espanha chegou a provocar um conflito diplomático entre os dois países.

Além do grande número de deportados (535 em fevereiro de 2008), um incidente envolvendo professores universitários que participariam de um congresso e foram barrados provocou a intervenção do Itamaraty.

O governou adotou uma política de reciprocidade e as autoridades de imigração barraram 24 turistas espanhóis no que ficou conhecida como “a guerra das deportações”. O conflito diplomático terminou com um acordo político e um pedido de desculpas do ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba.

Outro caso com repercussão na imprensa foi o da brasileira Janaína Agostinho, que passou uma semana detida na sala de barrados do aeroporto de Barajas em março de 2008, impedida de visitar o noivo espanhol que a esperava no saguão.

E como o mundo dá voltas… com a forte crise econômica que atinge a Espanha e o Velho Continente, uma onda de espanhóis agora tem suplicado ao Brasil abrigo.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247