Brasil pode ter epidemia de dengue e outras doenças junto com coronavírus

O Brasil corre o risco de ter que enfrentar outras epidemias junto com o coronavírus. Dengue e sarampo são ameaças

(Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Em plena epidemia do coronavírus, com aumento do número de casos e óbitos, o Brasil já enfrenta o aumento de ocorrência da dengue. Também o sarampo desafia as autoridades sanitárias. 

O risco de epidemias simultâneas varia conforme a região. 

Reportagem dos jornalistas Natália Cancian e Renato Machado na Folha de S.Paulo aponta que o Ministério da Saúde está preocupado com esta possibilidade. Em algumas regiões, outras doenças continuam a exigir atenção do sistema de saúde, além do coronavírus. Em sete estados já há  incidência de dengue em patamar de epidemia.

Em São Paulo, são 139,8 mil casos de dengue no estado, com 39 mortes, segundo o Ministério da Saúde —os dados por município não estão disponíveis. Já o coronavírus soma 6.708, com 428 óbitos.

O ministério atribui o aumento de casos de dengue neste ano à maior circulação do sorotipo 2 do vírus que causa a doença, situação que não ocorria desde 2008.

Historicamente, o pico da dengue é esperado para abril. No ano passado, no entanto, houve casos também no inverno em algumas regiões.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email