CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Cargo de Gurgel é disputado por 4 pré-candidatos

Procuradores receiam de que o Planalto escolha qualquer um dos nomes, ou mesmo um candidato alternativo, apenas para substituir o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, como retaliação devido ao julgamento do 'mensalão'

Cargo de Gurgel é disputado por 4 pré-candidatos
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O cargo do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está bastante disputado. De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico desta quarta-feira 16, já há quatro pré-candidatos para assumir o comando do Ministério Público. A lista com os nomes dos subprocuradores-gerais da República Deborah Duprat, Raquel Dodge, Rodrigo Janot e Sandra Cureau será encaminhada para avaliação da presidente Dilma Rousseff. Gurgel ainda está a seis meses de deixar o cargo.

A tradição, desde o governo Lula, é que a lista seja submetida a voto da classe e que o primeiro mais votado assumirá pelo mandato de dois anos. De acordo a reportagem, porém, existe um temor entre procuradores de que Dilma opte por qualquer um dos nomes, ou mesmo por algum candidato alternativo, apenas para substituir Gurgel, como retaliação pelo julgamento da Ação Penal 470, que condenou líderes petistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A eleição definirá o fim ou a continuidade de uma era chamada de "grupo dos tuiuiús" à frente da Procuradoria Geral da República. "O tuiuiú é uma ave típica do Pantanal, que voa baixo e parece tropeçar nas próprias pernas. Era assim que se sentia uma turma de procuradores que, nos anos 90, se reunia às sextas-feiras para falar amenidades e criticar a gestão de Brindeiro - cuja inércia diante dos fatos mais escandalosos lhe valeu o apelido de engavetador-geral da República. Os tuiuiús lançavam insistentemente a candidatura de Antonio Fernando de Souza, sem sucesso", explica a reportagem.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO