CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Celso Amorim defende política externa de Lula e diz que é 'ignorância' compará-la com a de Bolsonaro

Em artigo publicado nesta segunda-feira (5) na Folha de S.Paulo, o ex-chanceler Celso Amorim rejeita a comparação da "diplomacia bolsonarista" com a do governo Lula

(Foto: Wilson Dias/Agencia Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - "Foi com surpresa que li o artigo de Fábio Zanini em que compara a diplomacia bolsonarista com a do governo Lula", escreve o chanceler da política externa altiva e ativa do ex-presidente Lula.  

"A política externa de Lula colocou o Brasil no centro do tabuleiro da política internacional, por meio de ações como a integração sul-americana, a aproximação com a África e países árabes, a criação de foros como Ibas e Brics, além de participação respeitada em foros como a OMC, a COP (mudanças climáticas), G20, e em temas como Oriente Médio e desarmamento nuclear" - atesta Amorim.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ex-chanceler destaca que a atuação brasileira na região latino-americana "foi ditada por uma visão não arrogante e de busca de interesses comuns".   

Em outro trecho, Amorim faz crítica contundente da "diplomacia bolsonarista": "A única estratégia do governo Bolsonaro em política internacional é a submissão total aos EUA. Até mesmo o celebrado acordo Mercosul-União Europeia corre risco ao menor aceno de contrariedade de Trump. Isso já começou a ocorrer com a desfeita acintosa imposta ao chanceler da França".  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O apoio declarado aos governos de direita na região, além de refletir as inclinações do atual chefe de governo, se insere nesse quadro de subalternidade, assim como a atitude intervencionista em relação à Venezuela, que nos deixou à beira de uma guerra".  

Leia a íntegra

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO