China vai propor a Mourão presença do Brasil na Nova Rota da Seda

O vice-presidente Hamilton Mourão se encontra na China, onde ouve do governo chinês a proposta de participação do Brasil na "Nova Rota da Seda", o grande projeto global de investimento em infraestruturas promovido por Pequim

China vai propor a Mourão presença do Brasil na Nova Rota da Seda

247 - O vice-presidente Hamilton Mourão se encontra na China, onde ouve do governo chinês a proposta de participação do Brasil na "Nova Rota da Seda", o grande projeto global de investimento em infraestruturas promovido por Pequim.

Em entrevista ao UOL, o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, afirmou que o Brasil "tem todas as condições para ser um participante relevante na extensão da 'Nova Rota da Seda' ao continente, uma vez que as cooperações sino-brasileiras têm alicerce sólido e potencial enorme".

"O vice-presidente Mourão afirmou que o Brasil tem expectativas para a iniciativa e está disposto a ouvir as opiniões chinesas sobre a cooperação. Estamos dispostos a discutir com o lado brasileiro, no âmbito da Belt and Road Initiative [Iniciativa do Cinturão e Rota em português], para alinhar os planejamentos do desenvolvimento, promover a conectividade e concretizar a cooperação com benefícios mútuos e o desenvolvimento comum", diz Wanming

O projeto da Nova Rota da Seda se expande cada vez mais e já conta com a participação de 150 países e organizações internacionais, entre eles 19 países da América Latina e Caribe.

Mourão passa a semana na China e será recebido pelo presidente Xi Jinping. Defensor de uma orientação pragmática distinta da atual linha do Itamaraty dirigida por Ernesto Araújo, de extrema-direita e pró-americano, Moutrão deve trazer de volta ao país resultados que podem impulsionar ainda mais as relações do Brasil com o gigante asiático.

Leia mais na reportagem de Talita Marchao

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

247 faz apelo por debate responsável na internet

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247