Cinco dicas culturais no Rio de Janeiro

É tempo de verão e de férias escolares, e muita gente aproveita o momento para viajar.

Cinco dicas culturais no Rio de Janeiro
Cinco dicas culturais no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

É tempo de verão e de férias escolares, e muita gente aproveita o momento para viajar. Se você estiver ou morar no Rio de Janeiro, a praia é sempre uma opção obrigatória, mas é interessante dar uma olhada em alguns programas especiais para se fazer na cidade maravilhosa, e aqui vamos lhe dar algumas dicas:

1) Passeio na zona portuária

A zona portuária do Rio de Janeiro, também conhecida como praça Mauá, um dia foi um lugar abandonado e que ninguém parava para prestar atenção (até porque era perigoso), mas em 2013 a área recebeu uma revitalização fantástica e se tornou um dos melhores lugares para lazer com espaço para caminhar, andar de bicicleta, frequentar restaurantes, etc. O lugar conta com dois museus: o Museu do Amanhã, que foi inaugurado em 2015 e já recebeu mais de 3 milhões de visitantes, e o MAM, Museu de Arte Moderna, que também passou por revitalização e engloba dois prédios que se conectam, sendo um restaurado e outro moderno, mostrando que o antigo e o novo andam lado a lado.

2) Centro Cultural Banco do Brasil e Cinelândia

Da Praça Mauá, você pode pegar o VLT (um bondinho moderno) e já esticar para o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). O espaço sempre tem exposições interessantes e recebe com frequência exibições interncionais, além do prédio ser um charme à parte. De lá, você pode ir andando pela Avenida Rio Branco, que foi também revitalizada e parte fechada, portanto facilitando o andamento de pedestres, e você chegará na Cinelândia, onde encontrará ao redor da praça o Teatro Municipal, a Centro Cultural da Justiça Federal, O Museu de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o famoso Cinema Odeon e o tradicional bar Amarelinho, parada para petiscos.

3) Lapa

Com o cair da noite, da Cinelândia mesmo você pode ir andando para a Lapa. Se tiver tempo, vale a pena subir de bondinho para Santa Teresa, que é ali mesmo, e ver o pôr-do-sol de cima do morro. A vista não decepciona! E voltando à Lapa, esse é o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. Se você gosta de diversão como sair, escutar música, este é o lugar. Com vários restaurantes, sinucas, casas noturnas, a Lapa reúne todos os gostos e tipos de pessoas.

4) Almoço português no CADEG

É irrefutável a influência portuguesa no Brasil, que está presente em pilares da cultura brasileira, como a língua, a gastronomia e diferentes formas de entretenimento. A influência se dá tanto no mundo real quanto no virtual, já que hoje em dia muitos brasileiros se aventuram por exemplo a jogar no melhor cassino online legal de Portugal. No contexto "real", uma parada obrigatória quando no Rio é visitar o CADEG, o mercado municipal do Rio de Janeiro, lugar para se comprar frutas, legumes e flores a preço justíssimo, e onde muitos comerciantes compram em atacado, e que é um pólo quando o assunto é culinária portuguesa. Lá você desfrutará de um bom vinho português e um bacalhau de dar água na boca.

5) Real Gabinete Português

E ainda falando na influência portuguesa, outra visita obrigatória é o Real Gabinete Português, que não é apenas uma biblioteca,mas a quarta biblioteca mais bonita do mundo. A fachada do prédio foi inspirada no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, e as suas pedras foram diretamente trazidas "d'além mar". Entrar no Gabinete é se encantar pelas fascinantes colunas com mais de 350 mil livros e viajar no tempo, quando ilustres nomes como Machado de Assis e Olavo Bilac por lá circulavam.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247