CNPq suspende novas bolsas por falta de verba

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico anunciou a suspensão da concessão de novas bolsas de pesquisa enquanto o governo Jair Bolsonaro não liberar verba; segundo o órgão, o orçamento previsto para 2019 é insuficiente até mesmo para pagar as 84 mil bolsas que já estão em vigência

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), anunciou a suspensão da concessão de novas bolsas de pesquisa enquanto o governo Jair Bolsonaro não liberar crédito suplementar. De acordo com o órgão, o orçamento previsto para 2019 é insuficiente até mesmo para pagar as 84 mil bolsas que já estão em vigência.

O edital interrompido foi lançado em junho do ano passado e previa duas chamadas de pesquisadores selecionados, uma no início e outra no meio deste ano. Estava prevista a liberação de R$ 60 milhões para doutorandos, pós-doutorandos e professores visitantes. 

A suspensão até o fim de setembro tem como expectativa a liberação de um crédito suplementar. O ministério pediu ao governo federal uma suplementação de R$ 310 milhões, valor que seria necessário para pagar as 84 mil bolsas em vigência. 

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247