Comissão de Direitos Humanos de Curitiba recebe respresentantes da Ocupação Tiradentes II para debater direito à moradia
Participam do debate a Comissão do Movimento Popular por Moradia, além de moradores da comunidade ameaçada de despejo
247 - A Coordenação da Ocupação Tiradentes II e representantes do MPM – Movimento Popular por Moradia serão recebido nesta quinta-feira (23), às 15h, pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello (PSC), para debater a ameaça de despejo da comunidade. Outros vereadores e vereadoras, como Ângelo Vanhoni e Professora Josete (PT), também devem estar presentes, assim como deputados e deputadas estaduais.
Composta por cerca de 70 famílias de baixa renda, a Tiradentes II se localiza na Cindade Industrial de Curitiba (CIC), em área ao lado do Aterro Sanitário da Essencis, que move a ação de reintegração de posse. A área em disputa teria sido adquirida pela Essencis – num processo questionado pela defesa jurídica da comunidade – justamente para expansão de suas atividades.
Operando há 25 anos, o Aterro é fortemente questionado pela Comunidade e pelo MPM. Localiza-se numa área hoje densamente habitada, próximo de milhares de casas populares, da Casa de Custódia de Araucária, do Colégio Bagozzi e bem em frente a uma Estação Tratamento de Água da Sanepar, a pouco metros da APA do Passaúna.
A Comunidade lançou, no último domingo, a Campanha Fica Tiradentes II que defense a necessidade de lutar por seu direito constitucional à moradia digna e oprimida pela ameaça de reintegração de posse. A ação já conta com vídeos, textos e materiais diversos nas redes sociais.
Comissão de Direitos Humanos
Além da reunião com o presidente Fachinello, representantes da Tiradentes II, do MPM e da Despejo Zero devem participar também, às 11h, de reunião da Comissão de Direitos Humanos presidida pela Mandata Preta, representada pela vereadora Giorgia Prates (PT).
Uma das proposta é realização de visita técnica – eventualmente em conjunto com outra Comissão ou Frente Parlamentar – ao Aterro Sanitário da Essencis, bem como à Tiradentes II, com o intuito não apenas de conhecer mais de perto essa realidade, mas também de abrir um canal direto de negociação entre as partes.
Ato na Câmara
Nesta quarta-feira (22), cerca de 60 pessoas, entre moradores da Comunidade, membros do MPM, coordenação da frente de movimentos Despejo Zero e apoiadores em geral, realizaram um ato em frente ao plenário da Câmara Municipal.
Com isso, puderam dialogar com diversos vereadores e vereadoras, como o presidente e a vice-presidente da Comissão Especial de Estudos sobre Regularização Fundiária, Dalton Borba (PDT) e Noêmia Rocha (MDB), respectivamente. Dalton lembrou que a Tiradentes I, localizada em área contígua, já se encontra em avançado processo de regularização, que poderia também incluir a área atualmente ameaçada de reintegração.
Também dialogaram com os representantes da Comunidade e do MPM os vereadores Rodrigo Reis (União), Tico Kuzma (PSD) e Pastor Marciano Alves (Solidariedade), além dos já citados Vanhoni, Josete e Giorgia Prattes.
