CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Como observador internacional, Barroso vê confusão nas eleições dos EUA, mas descarta fraude

Convidado a acompanhar as eleições americanas como observador, o ministro do STF Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, descartou a possibilidade de fraudes na eleição presidencial dos EUA. "Não creio que tenha ocorrido fraude", disse

Ministro do STF Luís Roberto Barroso (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Convidado a acompanhar as eleições americanas como observador, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitora (TSE), descartou a possibilidade de fraudes na eleição presidencial dos Estados Unidos. Prevendo a derrota, o presidente Donald Trump ameaça ir ao Judiciário pedir a recontagem de votos.

"Não creio que tenha ocorrido fraude", disse o ministro à coluna de Josias de Souza. "Visitei locais de votação, vi o funcionamento do sistema. O que está trazendo confusão e guerra de versões é a possibilidade do voto antecipado, que existe aqui", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o ministro, "o que trouxe dificuldade maior foi essa possibilidade do voto antecipado e, sobretudo, pelo Correio". "Quando é uma eleição em que tem um claro vencedor, isso não se revela um problema. Mas numa eleição apertada, esses votos passam a fazer diferença", continuou.

"A sessão eleitoral abre uma semana antes, quatro ou cinco dias antes dependendo do estado. E as pessoas podem ir votando antecipadamente. Não é tudo concentrado num dia só. Além disso, as pessoas podem votar pelo Correio com regras diferentes nos vários estados. Em Maryland, por exemplo, onde estive, o eleitor pode votar pelo Correio até no dia da eleição. O que impossibilita você de fazer o cálculo dos votos no mesmo dia", acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O candidato Joe Biden (Partido Democrata) conseguiu ao menos 264 votos do Colégio Eleitoral, contra 214 de Trump. A apuração dos votos continua indefinida em cinco estados americanos

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO