Construtor inadimplente quer Lula contra Kassab
Walter Torre, da WTorre, partiu para o tudo ou nada. Sem conseguir inaugurar o shopping mais caro do País, porque não entregou obras viárias prometidas, ele pede ajuda de Lula, que teria “vergonha na cara”, contra o prefeito Gilberto Kassab. A WTorre é do BTG, dono também do Panamericano
247 – O ex-presidente Lula já deixou claro que sua prioridade, após a cura contra o câncer, será ajudar a fazer de Fernando Haddad prefeito de São Paulo. Haddad, por sua vez, tem usado como mote de campanha a expressão “apagão nos transportes”. São Paulo, como todos sabem, há décadas convive com um trânsito caótico – um dos piores do mundo. E que pode piorar se os responsáveis pelos problemas fecharem os olhos para a expansão imobiliária desordenada.
Um exemplo disso é o shopping Iguatemi JK, templo do luxo no Brasil, que está pronto, aguardando sua licença para ser inaugurado na Avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo – um ponto já estrangulado pelo tráfego intenso. A obra só não foi inaugurada ainda porque o construtor responsável pelo projeto, o empresário Walter Torre, da WTorre, não entregou melhorias viárias na região que estavam previstas.
Inadimplente com a prefeitura de São Paulo, e acossado por lojistas que adquiriram pontos no shopping, Walter Torre decidiu partir para o tudo ou nada. Por “tudo”, leia-se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo informa a colunista Mônica Bergamo, Walter Torre decidiu pedir a ajuda de Lula contra o prefeito Gilberto Kassab. “Estou procurando quem se preocupa com o Brasil, quem tem vergonha na cara”, disse ele. De acordo com a colunista, o ex-ministro José Dirceu também teria se prontificado a ajudar. Torre também foi a um coquetel oferecido em torno do candidato Fernando Haddad, para fazer lobby pela liberação do shopping, alegando que o empreendimento irá gerar R$ 1 milhão em IPTU por mês.
Saia justa na campanha
Ao se colocar frontalmente contra o prefeito Gilberto Kassab, que não teria “vergonha na cara”, Walter Torre pode ter comprado uma briga inglória. Kassab já foi levado a demitir um diretor da prefeitura que é acusado de favorecer construtoras na liberação de grandes empreendimentos.
Walter Torre também age de maneira imprudente ao expor suas relações políticas. Quando Antonio Palocci caiu, no escândalo das consultorias, ele era um dos principais clientes do ex-ministro da Casa Civil. Hoje, a WTorre é controlada pelo banco de investimentos BTG, que também mantém boas relações com o ex-presidente Lula. O banco de André Esteves comprou o Panamericano, numa operação avalizada pelo Palácio do Planalto, e Lula enviou um discurso numa homenagem que o banqueiro recebeu nos Estados Unidos.
Isso não significa, no entanto, que Kassab seja obrigado a se dobrar à pressão.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: