Contra o autoritarismo de Bolsonaro, Bresser lança manifesto pela democracia

O economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira lança, nesta quinta-feira (13), o manifesto "Juntos pela Democracia", contra "o autoritarismo, o desprezo pelos direitos humanos, o colonialismo dependente, e o pouco caso em relação ao aquecimento global que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, vem insistentemente mostrando";"A garantia das liberdades, dos direitos humanos individuais e sociais, do livre exercício da cidadania nos une, para além de eventuais diferenças e nuances ideológicas ou político-partidárias", diz trecho do documento

Contra o autoritarismo de Bolsonaro, Bresser lança manifesto pela democracia
Contra o autoritarismo de Bolsonaro, Bresser lança manifesto pela democracia

247 - O economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira lança, nesta quinta-feira (13), o manifesto "Juntos pela Democracia" contra "o autoritarismo, o desprezo pelos direitos humanos, o colonialismo dependente, e o pouco caso em relação ao aquecimento global que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, vem insistentemente mostrando".

"Hoje, quando se completam cinquenta anos da edição do AI-5, que marcou o estabelecimento de um regime de terror de Estado, nós, cidadãs e cidadãos brasileiros, reafirmamos a importância da manutenção dos princípios consagrados na Constituição de 1988: a República, a Democracia e o Estado de Direito", diz o texto do manifesto que será lançado no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

"A garantia das liberdades, dos direitos humanos individuais e sociais, do livre exercício da cidadania nos une, para além de eventuais diferenças e nuances ideológicas ou político-partidárias", diz outro trecho do documento. Bresser pede, ainda, que o manifesto seja "assinado por todos os democratas, situem-se eles na centro-esquerda ou na centro-direita do espectro político brasileiro".

Leia a íntegra do convite.

"Meus amigos,

Hoje quero fazer aos meus seguidores um duplo convite: que assinem o manifesto Juntos pela Democracia, e estejam presentes ao seu ato inaugural amanhã, dia 13 de dezembro, às 19 horas, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, São Paulo.

Assinamos este manifesto porque estamos, todos, muito nos preocupa o autoritarismo, o desprezo pelos direitos humanos, o colonialismo dependente, e o pouco caso em relação ao aquecimento global que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, vem insistentemente mostrando.

O texto do manifesto é breve, moderado e apartidário para que possa ser assinado por todos os democratas, situem-se eles na centro-esquerda ou na centro-direita do espectro político brasileiro. Eis a sua íntegra:

"Hoje, quando se completam cinquenta anos da edição do AI-5, que marcou o estabelecimento de um regime de terror de Estado, nós, cidadãs e cidadãos brasileiros, reafirmamos a importância da manutenção dos princípios consagrados na Constituição de 1988: a República, a Democracia e o Estado de Direito.

A garantia das liberdades, dos direitos humanos individuais e sociais, do livre exercício da cidadania nos une, para além de eventuais diferenças e nuances ideológicas ou político-partidárias.

Enfatizamos nosso compromisso com a pluralidade e a diversidade cultural, de crenças e de comportamento da sociedade brasileira.

Nesse sentido, conclamamos os democratas a se unirem para manter as liberdades duramente conquistadas ao longo das últimas três décadas".

Em síntese, nestes quatro parágrafos, mostramos que estamos todos juntos na defesa da democracia, da soberania, dos direitos humanos e do meio-ambiente. Estes valores estão afirmados com clareza na nossa Constituição e constituem a condição necessária para a construção, no Brasil, de sociedade nacional solidária e voltada para o desenvolvimento. São valores fundamentais que, no quadro de insegurança e apreensão em que fomos jogados desde a eleição presidencial, precisam ser afirmados e reafirmados por todos nós, brasileiras e brasileiros.

· Para assinar o manifesto Juntos pela Democracia entre em https://www.change.org/p/povo-brasileiro-em-defesa-da-democracia-986800e9-3458-4c19-92af-fa56df538e1c

Mas além da sua assinatura contamos com sua presença, amanhã, no ato de lançamento do manifesto".

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247