CPI do HSBC quer apoio da PGR nas investigações

Integrantes da CPI do HSBC no Senado se reuniram com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem pediram apoio nas investigações sobre as contas secretas de mais de oito mil brasileiros no HSBC da Suíça; além disso, os parlamentares irão ao embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, para reforçar o pedido de colaboração de seu país, detentor da íntegra dos dados no caso

Brasília- DF- Brasil- 31/03/2015-  Senadores Paulo Rocha, Randolfe Rodrigues, Fatima Bezerra e Davi Alcolumbre falam com a imprensa após reunião na PGR (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Brasília- DF- Brasil- 31/03/2015- Senadores Paulo Rocha, Randolfe Rodrigues, Fatima Bezerra e Davi Alcolumbre falam com a imprensa após reunião na PGR (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) (Foto: Paulo Emílio)

247 - Os integrantes da CPI do HSBC no Senado se reuniram ontem com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Estavam no grupo o presidente da comissão, senador Paulo Rocha (PT-PA), o vice-presidente e autor do requerimento que criou a CPI, Randolfe Rodrigues (Psol-AP), e os senadores Fatima Bezerra (PT-RN) e Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Os parlamentares pediram que a procuradoria-geral da República se empenhe para obter uma maior colaboração do Ministério Público da França nas investigações que envolvem 8.867 correntistas brasileiros com contas secretas na filial suíça do HSBC.

Além do apoio da PGR, os integrantes da CPI também irão pedir ao embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, para reforçar o pedido de colaboração de seu país nas investigações. A França é detentora da íntegra da lista dos correntistas de contas secretas no HSBC. A PGR anunciou essa semana que fará o pedido dos dados à França. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou já ter feito o pedido.

Segundo dados divulgados pelo Wikileaks, no caso que ficou conhecido com escândalo Swissleaks, as contas em nomes de brasileiros na filial suíça do HSBC teriam movimentado cerca de R$ 20 bilhões.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247