CUT: golpe é contra a classe trabalhadora

Presidente da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas, anuncia atos em 22 estados e no Distrito Federal para este domingo, 1º, em homenagem ao Dia do Trabalho e em defesa da Democracia; segundo ele, as 60 entidades que formam as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo vão denunciar o golpe em curso no Brasil, explicar para a sociedade que especialmente a classe trabalhadora perderá conquistas importantes; "Eles já falaram em acabar com a política de valorização do salário mínimo e fazer reforma na previdência, como querem os patrões. E 'privatizar tudo que for possível'", afirma; presidente Dilma Rousseff, que deve participar do ato do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, deve anunciar reajuste no Bolsa Família e novo percentual de correção da tabela do Imposto de Renda

Presidente da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas, anuncia atos em 22 estados e no Distrito Federal para este domingo, 1º, em homenagem ao Dia do Trabalho e em defesa da Democracia; segundo ele, as 60 entidades que formam as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo vão denunciar o golpe em curso no Brasil, explicar para a sociedade que especialmente a classe trabalhadora perderá conquistas importantes; "Eles já falaram em acabar com a política de valorização do salário mínimo e fazer reforma na previdência, como querem os patrões. E 'privatizar tudo que for possível'", afirma; presidente Dilma Rousseff, que deve participar do ato do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, deve anunciar reajuste no Bolsa Família e novo percentual de correção da tabela do Imposto de Renda
Presidente da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas, anuncia atos em 22 estados e no Distrito Federal para este domingo, 1º, em homenagem ao Dia do Trabalho e em defesa da Democracia; segundo ele, as 60 entidades que formam as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo vão denunciar o golpe em curso no Brasil, explicar para a sociedade que especialmente a classe trabalhadora perderá conquistas importantes; "Eles já falaram em acabar com a política de valorização do salário mínimo e fazer reforma na previdência, como querem os patrões. E 'privatizar tudo que for possível'", afirma; presidente Dilma Rousseff, que deve participar do ato do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, deve anunciar reajuste no Bolsa Família e novo percentual de correção da tabela do Imposto de Renda (Foto: Aquiles Lins)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Da CUT - O 1º de Maio, Dia do Trabalhador, da CUT será comemorado este ano em conjunto com os movimentos sociais, estudantis, de negros, mulheres, LGBT e partidos que estão à frente da luta em defesa da democracia, contra o golpe e contra a retirada de direitos.

Juntos, CUT, CTB, Intersindical, MST, MTST, CMP, e todas as mais de 60 entidades que formam as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo vão denunciar o golpe em curso no Brasil, explicar para a sociedade que, se o golpe se consumar todos perderão, especialmente, a classe trabalhadora.

"O retrocesso será enorme", afirma o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Segundo ele, nos últimos dias os jornais vêm divulgando amplamente a agenda conservadora do vice-presidente, Michel Temer, o golpista que lidera o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff junto com Eduardo Cunha, PMDB-RJ.

"O projeto do Temer e dos empresários que financiam o golpe é extinguir ou reduzir programas sociais e direitos conquistados com muita luta como carteira assinada. Eles já falaram em acabar com a política de valorização do salário mínimo e fazer reforma na previdência, como querem os patrões. E como diz o jornal O Globo de hoje 'privatizar tudo que for possível'".

É por isso que representantes dos setores empresariais como a FIESP (Federação Nacional da Indústria) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria) estão apoiando e patrocinando o golpe, diz Vagner.

Atos em todo o País

A CUT e as entidades que lutam pela democracia e pelos direitos vão realizar atos em todo o País. Em São Paulo, o evento será no Vale do Anhangabaú e começa às 10h, com ato político com presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, deputados, senadores e personalidades de todas as áreas.

Confira a lista de cidades onde haverá atos:

Alagoas

Cidade: Maceió
7hs - Concentração no Posto 7 (Praia) caminhada até Alagoinha (2 KM)
Por volta das 12hs, termina com Ato Político e Cultura pela Democracia – Movimento Sindical e Movimentos Sociais.

Bahia

Cidade: Salvador
11h - Ato político, ecumênico e cultural em defesa da democracia, contra o golpe e por direitos, no Farol da Barra.
Outras 13 cidades terão atos na Bahia:
Itabuna, Eunápolis, Vitoria da Conquista, Paulo Afonso, Camaçari, Vale Jiquiriçá, Valença, Santo Antônio de Jesus e outras

Ceará

Cidade: Fortaleza
8h - Concentração na Areninha do Pirambu. Logo após terá uma caminha pela Avenida Presidente Castelo Branco e encerramento com ato político no Cuca da Barra.
Cidade: Icó-CE
7h30 - Concentração no Balão de Padre Cícero

Distrito Federal
Brasilia inicia as comemorações no dia 30

A CUT Brasília realizará uma Virada Cultural (Eixo Monumental Setor Divulgação Cultural - estacionamento da Funarte - entre a Torre de TV e a Funarte) a partir das 16h do dia 30 de abril até o dia 1º de maio.
A virada terá apresentação teatral para as crianças e a partir das 19h shows com artistas da cidade.
No dia 1º será realizado um ato unificado com as frentes e logo após o ato, enceramento com uma roda de samba.

Espírito Santo

Cidade: Vitória também inicia as comemorações no dia 30
30/04 – 10hs - Feria da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Espaço Vida Saudável
19hs – Luau com Preta Roots e Renato Casanova
01/04 – 07hs – Concentração e Caminhada da Praça dos Namorados até o Espaço Vida Saudável
10hs - Feria da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Espaço Vida Saudável.
11hs – Ato Político e show com Mano Feijó, Gang Sem Frescura e Bloco Bleque

Goiás

Cidade: Goiânia também inicia no dia 30
10h – Tem virada do Dia 30/04 ao dia 1º/05. No sábado a atividade começa 10h, na Praça do Trabalhador. No domingo, a festa continuará com apresentações musicais e ato político.

Maranhão

Cidade: São Luis
9h – dia 1º – Caminhada do Trabalhador, na Praça João Lisboa

Mato Grosso

Cidade: Cuiabá
15h – dia 1º Caminhada saindo do INCRA-CPA até Praça Cultural CPA II, onde acontecerá a partir das 17 horas - Ato Político pela Democracia com atividades Culturais

Minas Gerais

Cidade: Belo Horizonte
10h – dia 1º/05 - Ato em defesa da democracia e contra o golpe. Marcha da Praça Afonso Arinos até a Praça da Liberdade; Ato político-cultural na Praça da Liberdade; Lançamento do Acampamento da Democracia.

Pará

Cidade: Belém
8h – dia 1º - Ato cultural na Praça da República, com café da Acolhida, com participação dos Movimentos Sociais.

Paraíba

Cidade: João Pessoa
Ato "Democrassoca" uma alusão aos muriçocas do Miramar um bloco de carnaval. Sairá da praça das muriçocas até o busto de Tamandaré. Com manifestações culturais e políticas

Paraná

Cidade: Curitiba
29/04 - O ato lembrará um ano do massacre contra os professores. A concentração começa às 14h, na Praça Rui Barbosa.

Pernambuco

Cidade de Recife
Acampamento desde o dia 25 na Praça do Derby
No dia 1º, caminhada a partir das 9hs pelo centro de Recife, terminando na Rua da Moeda (Recife Velho). Ato Político a partir das 12hs e a partir das 14hs Ato Cultura (Junto com tradicional Festa da Lavadeira)

Piauí

Cidade: Teresina
Café da Manha com [email protected], na praça Rio Branco às 9 horas da manhã de sábado dia 30 nesse evento dialogaremos com a população sobre Democracia, direitos ameaçados, impeachment é golpe e panfletagem todas entidades que tiverem interesse na pauta venham lutar conosco por um Brasil melhor para [email protected]!!!

Rio de Janeiro

Cidade: Rio de Janeiro
Dia 29 – Ato da Frente Brasil Popular a partir das 18hs na Lapa – Encerramento com Show Arlindo Cruz
Dia 30 – Viradão (de sábado para Domingo) a partir das 20hs na Lapa com a Juventude, Várias atrações culturais
Dia 01 – 1º de Maio da CUT – A partir das 14 horas na Lapa – Roda de Samba com diversas atrações Culturais .

Rio Grande do Norte

Cidade: Natal
9h - dia 1º - Grande ato de resistência ao Golpe, concentração na Praça das Flores, em Petrópolis. Em seguida, os trabalhadores e trabalhadoras, seguirão em caminhada até a Praia do Meio, onde um ato de rua encerrará o nosso grande ato.

Cidade: Mossoró
Dia 29/04 – 17h30 – Mulheres Abraçam Dilma – Memorial da Resistência
20h00 – Roda de Conversa sobre Conjuntura e as consequências para a Classe trabalhadora – Praça da Igreja Alto da Conceição.
Dia 30/04 – 17h30 - Roda de Conversa sobre Conjuntura e as consequências para a Classe trabalhadora – Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Rio Grande do Sul

Cidade: Porto Alegre
10h – dia 1º - Ato junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção com movimentos sindical e sociais

Rondônia

Cidade: Porto Velho
16h - Ato Político / Cultural – Praça Madeira Mamoré (Ponto Turístico da Cidade). Como é um local turístico, será feito panfletagem, falas e atividades culturais para conscientizar as pessoas Pela Democracia e contra Golpe.

Roraima

Cidade: Boa Vista
Dia 01 – Encontro na sede da FETRAFERR Com trabalhadores rurais e Urbanos
Das 08 às 18 horas – Ato pela Democracia

São Paulo

Cidade: São Paulo
01/05 - Assembleia Popular da Classe Trabalhadora contra o Golpe, na Defesa da Democracia e Por Nossos Direitos, no Vale do Anhangabaú a partir das 10h.

Cidade: Sâo Sebastião (Praia do Camburi)
01/05 – Caminhada dos Trabalhadores às 7h, na Praça dos Namorados

Cidade: Campinas
01/05 – As 9hs missa dos Trabalhadores – Catedral Metropolitana de Campinas
A Partir das 14 horas – Ato Político e Cultural – Praça de Esportes Amil Rached

Cidade: Bauru
01/05 – A partir das 18 horas - Local: Vitória Regia – Ato político, shows e roda de samba

Cidade: São Bernardo
A Partir das 10 horas – Local Espaço de Eventos Poliesportivos (Av. Kennedy)

Santa Catarina

Cidade Florianópolis:
Dia de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras - 15h – Largo da Alfandega

Cidade Chapecó:
Mateada dos trabalhadores contra o Golpe e em Defesa da Democracia – 16h – Em frente a Igreja Católica do Bairro Colatto

Cidade Joinville:
Encontro pela Democracia – 9h30 – Parque da Cidade

Cidade Laguna:
Ato em Defesa da Democracia e dos nossos Direitos – 15h – Próximo Ponte Anita Garibaldi em Cabeçudas.

Cidade Blumenau:
Classe Trabalhadora em Defesa da Democracia - 15h – Praça Dr. Blumenau

Sergipe

Cidade: Aracajú
A partir das 14h deste domingo, a Praça da Juventude no Conjunto Augusto Franco será o palco da Assembleia dos Trabalhadores contra o golpe.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247