CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Dallari: liberdade de ensino e a autonomia universitária são direitos constitucionais

O professor emérito da faculdade de Direito da USP, Dalmo Dallari, a criação da CPI para investigar as universidades de São PAulo é inconstitucional e ilegal; ele ainda critica os argumentos usados pelo parlamentar Wellington Moura (PRB), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de SP, que diz existir "um predomínio da esquerda nas Universidades"; "É até curiosa essa observação, tendo em conta que ele jamais frequentou qualquer Universidade", rebate o professor

Dallari: liberdade de ensino e a autonomia universitária são direitos constitucionais (Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O professor emérito da faculdade de Direito da USP, Dalmo Dallari, afirmou em artigo publicado no site Jota, criticou a decisão da Assembleia Legislativa de São Paulo de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para supostamente investigar as universidades estaduais.

Para Dallari, que é um dos mais renomados juristas brasileiros, a criação dessa comissão "foi, com absoluta evidência, inconstitucional e ilegal, agredindo a autonomia das universidades e também direitos fundamentais da cidadania brasileira".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o jurista, a justificativa apresentada pelo deputado estadual Wellington Moura (PRB-SP), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, "é absolutamente vaga e genérica".

Para Dallari, os argumentos do deputado evidenciam "que o verdadeiro objetivo é intervir nas universidades e coagi-las para que adotem a linha política preferida pelo autor da proposta e por seus mentores".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A criação dessa Comissão é totalmente absurda e ilegal, pois além de contrariar disposições expressas do Regimento Interno da Assembleia Legislativa ofende direitos constitucionais das universidades, ofendendo também, em decorrência, direitos de toda a cidadania brasileira", destacou o jurista.

O jurista cita declarações do parlamentar à imprensa em que afirma existir "um predomínio da esquerda nas Universidades" e que "muitos professores levam mais o tema ideológico do que o temático para a sala de aula".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"É até curiosa essa observação, tendo em conta que ele jamais frequentou qualquer Universidade", rebate o professor.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO