Sob as bençãos de Ciro, PDT e DEM se aliam para enfrentar o PT no Nordeste

Com o aval dos seus principais líderes, Ciro Gomes e Rodrigo Maia, o PDT e o DEM, que seguem linhas ideológicas distintas, estão costurando alianças eleitorais pragmáticas visando desbancar a hegemonia do PT na região Nordeste

Rodrigo Maia e Ciro Gomes
Rodrigo Maia e Ciro Gomes (Foto: ABr | Reuters)

247 - O PDT e o DEM, partidos que ocupam espaços distintos no espectro ideológico, se aliam em Fortaleza, Salvador e São Luís e negociam parcerias em outras capitais do Nordeste. 

A articulação é comandada pelos diretórios nacionais dos partidos e conta com o aval do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), candidato da sigla derrotado nas eleições presidenciais de 2018.    

Reportagem do jornalista João Pedro Pitombo na Folha de S.Paulo informa que as alianças não ficarão restritas ao Nordeste, mas foi nesta região que houve mais avanços até o momento.  

“É uma parceria que pode dar frutos. A eleição municipal será uma boa preliminar para sabermos qual será o ambiente para 2022”, afirma o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Ele confirma a estratégia de se opor à hegemonia do PT: “Estamos cutucando a onça [o PT]”.  

Há a expectativa de que além das alianças em Fortaleza, Salvador e São Luís, estas possam se estender para outras capitais da região como João Pessoa, Aracaju e Natal.  .

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247