CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

"Deplorável sob todos os aspectos", diz ex-PGR sobre indicação de Aras

“É deplorável sob todos os aspectos porque se escolhe alguém quebrando a tradição [da lista tríplice]", disse Claudio Fonteles, ex-procurador-geral da República de 2003 a 2005

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - “Deplorável sob todos os aspectos”, classificou o ex-procurador-geral da República de 2003 a 2005, Claudio Fonteles, sobre a decisão de Jair Bolsonaro de indicar Augusto Aras para o postode procurador-geral da República (PGR).

“É deplorável sob todos os aspectos porque se escolhe alguém quebrando a tradição [da lista tríplice]. Não é pela tradição em si, mas porque essa é uma prática salutar. Quando se parte para o debate com candidatos de dentro dessa lista, se prestigia a democracia”, afirmou Fonteles ao blog de Matheus Leitão, do G1.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para ele, os candidatos à lista tríplice, que figuram entre as três melhores opções para a avaliação do presidente, têm, ao longo dos meses que antecedem a indicação, um importante tempo para debater suas ideias com os colegas procuradores e a sociedade brasileira.

Assim como outros procuradores e a própria Associação Nacional de Procuradores da República, Fonteles afirma a Aras não terá legitimidade para comandar a PGR. Segundo ele, a decisão de Bolsonaro de indicar um procurador-geral fora da lista tríplice é “um grande retrocesso para sociedade”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fonteles acredita que, devido à falta do apoio prévio dos procuradores, o ambiente dentro do Ministério Público Federal (MPF) se complicará com a chegada de Aras ao cargo máximo do órgão investigador.

“Bem maior do que a legalidade é a legitimidade. Não há um trabalho dele que eu conheça, por exemplo, em prol de uma visão institucional ou que envolva grandes questões dentro do MPF. Ele nunca foi um líder dentro da instituição durante esses anos todos”, explica.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO