CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Diretor da Transparência Internacional critica pacote de Moro

Diretor-executivo da Transparência Internacional, a mais respeitada instituição global em políticas de combate à corrupção, Bruno Brandão criticou o pacote 'anticrime' de Sérgio Moro, afirmando que o documento não toca em pontos essenciais; ele diz: "as medidas fundamentais devem transformar a relação do Estado com a sociedade e com o mercado"; para Brandão, o pacote de Moro precisa ser complementado e há projetos para isso, como o da própria Transparência Internacional

Diretor da Transparência Internacional critica pacote de Moro
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Diretor-executivo da Transparência Internacional, a mais respeitada instituição global em políticas de combate à corrupção, Bruno Brandão criticou o pacote 'anticrime' de Sérgio Moro, afirmando que o documento não toca em pontos essenciais. Ele diz: "as medidas fundamentais devem transformar a relação do Estado com a sociedade e com o mercado". Para Brandão, o pacote de Moro precisa ser complementado e ha projetos para isso, como o da própria Transparência Internacional. 

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo entrevistou o diretor-executivo da TI. A seguir, veja os melhores trechos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sobre o pacote de Moro, Brandão afirmou: "é um pacote amplo que mescla as agendas de enfrentamento ao crime organizado e à corrupção. Só podemos avaliar e opinar sobre as medidas anticorrupção. Sobre este tema, entendemos que o pacote representa um passo importante por trazer de volta ao debate público medidas de enfrentamento estrutural da corrupção. Apesar da presença intensa do tema no debate público e da preocupação da população, o que vimos nos últimos anos foi um deserto de propostas de políticas públicas e reformas legais anticorrupção."

Brandão falou sobre a relativização da legítima defesa, subscrita no pacote de Moro: "este é um tema que vai além da nossa área de conhecimento e atuação. Mas esperamos que, durante o processo de tramitação no Congresso, a sociedade possa ser amplamente consultada a respeito disso, que nós possamos contribuir com a dimensão anticorrupção do pacote e que as entidades e especialistas do tema de segurança pública também deem seus aportes às medidas contra o crime organizado."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sobre o provável aumento da população carcerária inscrito no pacote, Brandão disse: "nosso sistema judiciário é disfuncional nas duas pontas. Por um lado, é extremamente leniente e incapaz de punir réus poderosos. Por outro, encarcera e viola sistematicamente direitos e garantias básicas da população de baixa renda. Qualquer medida que busque atacar o problema no andar de cima deve cuidar para não agravá-lo no andar de baixo."

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO