'É a área mais rica do mundo', diz Bolsonaro sobre reserva indígena

O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou que irá rever a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol logo no início de seu governo. "É a área mais rica do mundo. Você tem como explorar de forma racional. E, no lado do índio, dando royalty e integrando o índio à sociedade", afirmou; declaração vem na esteira do desmonte da Funai e da comparação feita por ele, na semana passada, na qual comparou os indígenas em reservas a animais em zoológicos

'É a área mais rica do mundo', diz Bolsonaro sobre reserva indígena
'É a área mais rica do mundo', diz Bolsonaro sobre reserva indígena (Foto: Agência Brasil / Agência Senado)

247 - O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou que irá rever a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol logo no início de seu governo. "É a área mais rica do mundo. Você tem como explorar de forma racional. E, no lado do índio, dando royalty e integrando o índio à sociedade", afirmou durante evento de inauguração do III Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal Valor Econômico, um decreto nesse sentido já está sendo elaborado pela equipe de transição de do futuro governo.

A afirmação feita por Bolsonaro é apenas mais uma na esteira de ataques aos direitos dos povos indígenas. A nova composição ministerial a ser adotada pelo seu governo prevê que a Fundação Nacional do Índio (Funai) fique sob a guarda do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que terá à frente a pastora Damares Alves.

A ONG Movimento Atini - Voz Pela Vida, comandada pela pastora Damares Alves, futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro (PSL), já foi denunciada pelo MPF por "dano moral coletivo decorrente de suas manifestações de caráter discriminatório à comunidade indígena e por tentar "legitimar as ações missionárias no interior das comunidades indígenas". Além disso, na semana passada, Bolsoarao comparou os indígenas em reservas a animais em zoológicos.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247