Eduardo Paes critica dado de pesquisa sobre SUS no RJ

Prefeito do Rio disse hoje que recebeu "reaes gentis do Palcio do Planalto", mas voltou a classificar de "irresponsvel" a divulgao de uma pesquisa sobre desempenho das cidades no SUS

Eduardo Paes critica dado de pesquisa sobre SUS no RJ
Eduardo Paes critica dado de pesquisa sobre SUS no RJ (Foto: MAURíCIO BAZíLIO/AGÊNCIA ESTADO)

Antes que a irritação do prefeito Eduardo Paes com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se transformasse em mais um componente da crise entre o PMDB e o PT, o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, foi escalado para serenar os ânimos. Hoje, Paes disse que recebeu "reações gentis do Palácio do Planalto", mas voltou a classificar de "irresponsável" a divulgação de uma pesquisa sobre desempenho das cidades no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quinta-feira passada, o prefeito peemedebista fez duras críticas ao petista Padilha pela divulgação da pesquisa que apontava o Rio como a capital com pior avaliação no SUS. O prefeito se revoltou com o fato de o levantamento reunir dados de 2008 a 2010 e não contemplar 2011, quando, segundo Paes, houve um salto de qualidade na saúde pública carioca. Embora tenha apontado avanços como a ampliação do programa saúde da família e aumento de recursos investidos, Paes reconheceu que a saúde na cidade ainda é "uma tragédia".

Candidato à reeleição, o prefeito insistiu que a questão não é política, mas técnica. "Não quero solidariedade política, é uma besteira. Eu assumo minhas responsabilidades", afirmou Paes em entrevista à rádio Band News. Ele lembrou que o próprio Padilha ressalvou que, se fossem levados em conta os dados de 2011, o Rio teria um desempenho acima da média. "Se o ministro diz que o Rio avançou, por que não divulgou os números? Avaliar o passado é conversa para boi dormir", reclamou.

Na sexta-feira, o petista Gilberto Carvalho conversou com Eduardo Paes no Rio. "Tive reações gentis do Palácio do Planalto. O ministro Gilberto Carvalho me disse: 'Prefeito, a gente sabe que a cidade que mais avança em saúde é o Rio. Ninguém gostou da maneira como os números foram divulgados'", contou Paes na entrevista à Band. Futuro candidato a vice de Paes, o vereador Adilson Pires, do PT, afirmou ter ficado "constrangido" com a atitude de Padilha, um companheiro de partido. A sete meses da eleição, Pires reconhece que a pesquisa será usada pelos adversários. "Na campanha deste ano a saúde será um tema muito abordado, (os adversários) vão dizer que a pesquisa foi do próprio governo, que é aliado. Mas vamos fazer deste limão limonada e mostrar os avanços que tivemos na saúde com o prefeito Eduardo Paes", declarou o vereador petista.

Adilson Pires disse que a tendência é "assentar a poeira", mas deu razão ao prefeito. "Não é possível que o ministro não soubesse que haveria uma repercussão negativa. Não é uma questão de sermos aliados no plano federal. É uma questão técnica, ele podia ter atualizado os números", disse o futuro companheiro de chapa de Eduardo Paes. A reação exacerbada do prefeito e os ataques a Padilha, a quem acusou de não ter feito nada em favor do Rio desde que assumiu a Saúde, no governo Dilma, acontecem no momento em que, em Brasília, PMDB e PT vivem mais uma queda de braço por espaço no governo. Parlamentares peemedebistas revoltados divulgaram uma nota com ataques diretos ao PT, na semana passada.

Assim como o governador Sérgio Cabral (PMDB), Paes não costuma se envolver nos assuntos partidários e tem boa relação com a presidente Dilma Rousseff, mas, ainda assim, Gilberto Carvalho aproveitou a viagem ao Rio na sexta-feira para procurar acalmar o prefeito. Paes repetiu que não quer criar um conflito político. Mas não perdoou Padilha. Hoje, ainda reclamava: "(o ministro) joga no ar os números e diz que não são para julgar ninguém. Como não?" O prefeito negou preocupação com a eleição. "As pessoas vão avaliar lá em outubro. Não estou preocupado com isso. Quero ser cobrado pelos meus erros, mas também quero justiça", afirmou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247