CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Eleição nos EUA e resultados de pleito municipal no Brasil vão definir reforma ministerial de Bolsonaro

No contexto de crise de governo, Bolsonaro espera os resultados das eleições nos EUA e das municipais para fazer uma reforma ministerial

Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Jair Bolsonaro aguarda o resultado de três eleições para fazer uma reforma ministerial e dar nova fisionomia à equipe. 

"Duas campanhas que vão influenciar na montagem do novo xadrez da Esplanada são domésticas e uma, norte-americana. Se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perder a eleição para o democrata Joe Biden, no próximo dia 3, Bolsonaro e a ala ideológica do governo sofrerão forte derrota", afirma colunista política de O Estado de S.Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A derrota de Trump provocaria uma reviravolta no cenário político internacional que obrigaria Bolsonaro a rever a política externa e a política ambiental. 

A coluna informa que embora o desfecho da disputa nos EUA ainda seja uma incógnita, o fato é que Bolsonaro acompanha com lupa essa eleição, tanto quanto analisa o mapa político que sairá das urnas no Brasil, nos confrontos municipais de novembro. "Os embates para as prefeituras são considerados uma prova de fogo pelos partidos e indicam a força de cada um para a sucessão presidencial de 2022".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isto significa que Bolsonaro não pode correr riscos ao mexer as peças do Ministério antes de verificar quem ganha e quem perde o jogo, pois prefeitos são potenciais cabos eleitorais na corrida pelo Palácio do Planalto. 

O bolsonarismo enfrenta dificuldades na batalha pelas prefeituras de colégios eleitorais importantes, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio. Na capital paulista, o candidato do Republicanos, Celso Russomanno, chegou a tirar o nome de Bolsonaro de seu jingle, como revelou o Estadão, após sofrer queda no índice de intenção de votos. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), que concorre à reeleição, e o deputado estadual Bruno Engler (PRTB), em Belo Horizonte, também patinam nas pesquisas. Os três candidatos em apuros são apoiados por Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há uma terceira eleição que terá impacto na reforma ministerial. É a que vai definir a cúpula do Congresso, em fevereiro de 2021. Há uma disputa acirrada entre Rodrigo Maia e o Centrão, controlado pelo deputado Arthur Lira (AL), que lidera a bancada do Progressistas. Lira quer a cadeira de Maia na presidência da Câmara. Bolsonaro se aliou ao Centrão para se proteger de eventual processo de impeachment no Congresso e blindar seus filhos de investigações. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO