Em áudio, deputado diz ter encaminhado documentos para secretário que assinou nota contra vacinas
“Estamos na expectativa de que o secretário de Ciência e Tecnologia do MS derrube decisão que foi tomada pelo conselho”, disse o deputado Diego Garcia em áudio
247 - O portal Metrópoles divulgou áudio em que o deputado federal Diego Garcia (Podemos - partido do ex-juiz parcial Sergio Moro) afirma ter encaminhado documentos para secretário que assinou nota contra vacinas e a favor do chamado “tratamento precoce” com hidroxicloroquina, comprovadamente ineficaz.
“Estamos na expectativa de que o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde [Hélio Angotti] derrube a decisão que foi tomada pelo conselho [Conitec], e que autorize o tratamento [precoce] para Covid diante do trabalho excepcional de inúmeros médicos pelo brasil, que salvaram a vida de milhares de pessoas”, diz o deputado,
“Nós estamos trabalhando com vários médicos para entregar um documento pro secretário de Ciência e Tecnologia que traz todo esse trabalho”, conclui.
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira, 21, uma nota técnica com uma lista de justificativas para vetar um parecer que rejeita o uso do chamado kit Covid. Em um trecho do documento, a pasta comandada por Marcelo Queiroga afirma que há efetividade e segurança no uso da substância no tratamento contra a Covid-19.
Em contrapartida, no mesmo trecho, a nota pontua que não existe efetividade e segurança no uso de vacinas contra a Covid-19. O Ministério da Saúde aponta que não há demonstração de efetividade da vacina "em estudos controlados e randomizados" nem de segurança "em estudos experimentais e observacionais adequados".
No entanto, dados do próprio Ministério da Saúde apontam que o número de mortes, casos e hospitalizações por Covid teve queda drástica após o início da campanha de vacinação no Brasil.
A manifestação antivacina foi feita em uma tabela dentro do documento assinado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti, uma liderança da ala negacionista do governo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
