Em defesa da democracia, juízes entregam carta a Lula contra lawfare

Magistrados farão uma serie de eventos e visitas em Curitiba, incluindo um debate sobre o uso do sistema de justiça para realizar perseguições políticas e a entrega de uma carta a Lula

(Foto: Foto: Ricardo Stuckert)

247 - Uma comitiva composta por integrantes da Associação Juízes para a Democracia (AJD) de vários estados do país estará nesta quinta-feira (8) em Curitiba para uma série de compromissos, incluindo uma carta ao ex-presidente Lula.

O primeiro evento será uma visita à Penitenciária Central do Estado do Paraná - Unidade de Progressão PCE-UP, localizada no complexo penitenciário de Piraquara (PR). A visita marca o histórico posicionamento da entidade na luta contra o superencarceramento e a garantia dos direitos fundamentais de pessoas privadas da liberdade.

A unidade que será visitada pelos magistrados e magistradas na manhã desta quinta-feira, 08, é tida como uma espécie de presídio-modelo existente no Brasil. A PCE-UP é destinada a homens que cumprem pena no regime fechado, com capacidade máxima de 300 pessoas. Cada cela comporta, no máximo, 3 detentos, ocupação taxativamente observada.

Os presos abrigados na Unidade de Progressão trabalham e estudam em tempo integral e recebem tratamento humanizado, com atendimento médico, assistência jurídica e religiosa.  Os detentos não são algemados, têm banho de sol diário e as visitas dos familiares ocorrem aos sábados e aos domingos.

Em seguida, a comitiva seguirá para a frente da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, onde os magistrados farão a entrega simbólica de uma carta ao ex-presidente Lula. A correspondência será dada ao escritor e amigo do ex-presidente Fernando Morais, que tem visita agendada com o ex-presidente.

Encerrando o dia, a Associação promove, a partir das 19h, um debate jurídico sobre lawfare (uso do sistema de justiça para realizar perseguições políticas) e estado de exceção, na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Participam do evento, além da presidenta da associação, os juízes associados Kenarik Boujikian, Cláudia Maria Dadico e Edevaldo de Medeiros, e o professor Juarez Cirino dos Santos.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247