CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Especialistas rebatem ministro da Saúde e dizem que sem o SUS a Covid já teria matado 1 milhão de pessoas

Especialistas rechaçaram declarações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atribuindo aos problemas do SUS a responsabilidade pela crise sanitária. Desleixo do governo Bolsonaro é a principal causa da dimensão que a pandemia tomou no país

(Foto: Mauricio Vieira/Secom | Bruno Kelly/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Especialistas rebateram como absurda e inconcebível a declaração do ministro Marcelo Queiroga, que atribuiu nesta quarta-feira (26) aos problemas do SUS a responsabilidade pelo descontrole do governo Bolsonaro da crise sanitária no país. Segundo esses profissionais, Queiroga mostrou "desconhecimento" da importância e do alcance do sistema público de saúde.

A declaração de Queiroga foi dada em audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. Na fala, ele disse que parte dos resultados negativos da pandemia "decorre das carências do nosso sistema de saúde".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo especialistas citados em reportagem do UOL, mesmo combalido por consecutivas reduções de verba, o SUS funcionou bem como uma rede de proteção, garantindo a pessoas pobres com covid-19 um atendimento em hospitais. Queiroga foi criticado por não ter acompanhado o que ocorreu desde o início da pandemia. "O que a gente assistiu foi a presença do SUS, que fez com que essas mais de 450 mil mortes não fossem 1 milhão, por exemplo", afirma a epidemiologista Ana Brito, que também é pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em Pernambuco.

O SUS completou 30 anos em setembro de 2020. Ele foi criado pela Constituição de 1988, ampliando os serviços públicos de saúde a todos os brasileiros —antes restrito apenas aos trabalhadores com carteira assinada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, 7 em cada 10 brasileiros dependem exclusivamente do SUS para tratamento, segundo dados do IBGE —o que significa cerca de 150 milhões de pessoas.

A importância do SUS pode ser constatada em números de atendimentos durante a pandemia. Somente entre maio de 2020 e março de 2021, o SUS pagou pelo tratamento em hospitais de 735 mil pessoas com covid-19. Não há dados de quantos pacientes se internaram de forma particular ou por planos de saúde.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO