FHC mostra preocupação com despreparo de Bolsonaro

Depois de fazer duras críticas a Bolsonaro e quase apoiar Fernando Haddad, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso começou a 'aliviar' para o novo governo, sem deixar de manifestar sua preocupação; ele diz: "minha expectativa é que o governo, que não existe ainda, vai terminar um ciclo, vai matar um ciclo. Bom, esse ciclo já estava morrendo. Mas não sei se vai ser capaz de criar outro. Eu tenho uma interrogação"

FHC mostra preocupação com despreparo de Bolsonaro
FHC mostra preocupação com despreparo de Bolsonaro (Foto: RENATO ARAUJOA/Br)

247 - Depois de fazer duras críticas a Bolsonaro e quase apoiar Fernando Haddad, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso começou a 'aliviar' para o novo governo, sem deixar de manifestar sua preocupação. Ele diz: "minha expectativa é que o governo, que não existe ainda, vai terminar um ciclo, vai matar um ciclo. Bom, esse ciclo já estava morrendo. Mas não sei se vai ser capaz de criar outro. Eu tenho uma interrogação."

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo ainda destaca mais um trecho do raciocínio do ex-presidente: "não estou dizendo que [Bolsonaro] não vai ser capaz. Estou dizendo que eu não sei se vai ser capaz de criar outro, imaginar formas políticas."

Sobre o ciclo que morre, FHC diz que está aquele que defende a ideia de que o Estado vai "resolver as coisas". Outro ponto mencionado foi a proliferação de partidos, com mais de 20 deles com representação no Congresso, que, para ele, foram desmoralizados pelas revelações da Operação Lava Jato.

Apesar de críticas a ideias de Bolsonaro, como o projeto Escola Sem Partido, Fernando Henrique disse que não há como julgar um governo que ainda não começou apenas com base nas intenções do eleito.

O tucano também afirmou ver um "germe da inquietação" em diversas partes do mundo, citando a mobilização dos coletes amarelos na França. "É um momento novo no mundo, não é só aqui, não. Onde é que não tem crise? Onde tem ditadura, onde não tem liberdade."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247