Folha antecipou resultado de concorrência da CBF para placas

A Sport Promotion, empresa que venceu a concorrência da CBF pela exploração da publicidade estática nas próximas edições do Brasileiro, possui sete empresas com sócios ocultos distintos entre si registradas no mesmo endereço; as instituições foram cadastradas na Receita como sociedades em conta de participação" (SCP), que têm um sócio ostensivo: José Francisco Coelho Leal, dono da Sport Promotion, e com longo histórico de relação com o ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero, atualmente banido do futebol pela Fifa

Folha antecipou resultado de concorrência da CBF para placas
Folha antecipou resultado de concorrência da CBF para placas (Foto: Reuters)

247 - A Sport Promotion, empresa que venceu a concorrência da CBF pela exploração da publicidade estática nas próximas edições do Brasileiro, possui sete empresas com sócios ocultos distintos entre si registradas no mesmo endereço, a sede da companhia em São Paulo. As empresas, criadas entre março e junho de 2017, foram cadastradas na Receita Federal como "sociedades em conta de participação" (SCP), que têm um sócio ostensivo (é o único que se obriga com terceiros) e sócios participantes ou ocultos (só têm a obrigação com o sócio ostensivo). A informação é do jornal Folha de S.Paulo, que havia antecipado a vencedora da concorrência.

O sócio ostensivo sempre é José Francisco Coelho Leal, o Kiko, dono da Sport Promotion. Ele possui longo histórico de relação com o ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero, atualmente banido do futebol pela Fifa por envolvimento com corrupção e padrinho político no futebol de Rogério Caboclo, que tomou posse da confederação na última terça-feira (9).

Com empresas que possuem sócios ocultos, não é possível saber quem irá se beneficiar com os contratos fechados. "Isso é bem complicado, porque situações de conflito de interesses são proibidas pelas regras de várias organizações, inclusive da CBF, da Fifa, de clubes da Série A [do Campeonato Brasileiro]", analisou o advogado Bruno Fagali, sócio-fundador da Fagali advocacia e especialista em direito público, compliance publicitário e direito anticorrupção.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247