CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Fotógrafo de Herzog admite farsa que ajudou a derrubar a ditadura

Silvaldo Vieira, que fugiu do Brasil, diz ter sido usado pelo regime para produzir sua maior mentira: a do suicdio do jornalista

Fotógrafo de Herzog admite farsa que ajudou a derrubar a ditadura (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – De todas as imagens da ditadura militar brasileira, nenhuma é tão impactante quanto a de Vladimir Herzog morto. De maneira grosseira, ela tenta simular o suicídio do jornalista torturado até a morte nos porões da repressão. O clique foi feito pelo fotógrafo santista Silvaldo Leung Vieira, que trabalhava no Instituto de Criminalística de São Paulo e que, depois da farsa, que ajudou a derrubar o regime, se viu forçado a fugir do Brasil.

Em reportagem publicada neste domingo, a Folha de S. Paulo o localizou em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde vive desde 1979. “Ainda hoje carrego um triste sentimento de ter sido usado para montar essas mentiras”, disse ele ao jornal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ex-diretor da TV Cultura, Vlado, como era chamado, militava no Partido Comunista Brasileiro e não exercia atividades clandestinas. Além disso, condenava a luta armada. Quando foi , chamado a depor, decidiu comparecer espontaneamente ao DOI-Codi, na rua Tutoia, em São Paulo. Lá, foi barbaramente torturado. E quando Silvaldo foi chamado ao local, a cena do “suicídio” estava pronta: o corpo pendia de uma tira de pano atada à janela. “Não tive liberdade. Fiz aquela foto praticamente da porta. Não fiquei com nada, câmera, negativo ou qualquer registro. Só dias depois fui entender o que tinha acontecido”, disse o fotógrafo. “Tudo foi manipulado e infelizmente eu acabei fazendo parte dessa manipulação.”

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO