General vai ocupar diretoria que cuida do Enem, sem chefe desde maio

Sem experiência em avaliação educacional, o general Carlos Roberto Pinto de Souza foi escolhido porJair Bolsonaro para assumir a Diretoria de Avaliação da Educação Básica, órgão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) responsável pelo Enem. O cargo estava desocupado, entre nomeções que não vingaram, há cerca de cinco meses.

Aumenta pela primeira vez desde 2011 nota máxima na redação do Enem
Aumenta pela primeira vez desde 2011 nota máxima na redação do Enem (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

247 -  Sem experiência em avaliação educacional, o general Carlos Roberto Pinto de Souza foi escolhido porJair Bolsonaro para assumir a Diretoria de Avaliação da Educação Básica, órgão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) responsável pelo Enem. O cargo estava desocupado, entre nomeções que não vingaram, há cerca de cinco meses.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "a vacância na diretoria do Inep tem comprometido o andamento de ações do órgão e desestimulado a equipe, de acordo com servidores do instituto.  A decisão de trazer um militar para essa diretoria, de natureza técnica e pedagógica, causou estranhamento interno no instituto desde a última semana por causa da falta de intimidade com o tema. Souza será a quinta pessoa a assumir o cargo desde janeiro."

A matéria ainda informa que "atrasos no cronograma do Saeb, a avaliação federal que compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento à Educação), preocupam a área técnica. Já os preparativos para o Enem, também de responsabilidade da diretoria, estão em estágio mais confortável após transtornos com a escolha da gráfica."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247