Gilmar diz que prisão de Lula 'mancharia imagem do país' no curto prazo

Ministro do STF Gilmar Mendes, que está em viagem a Portugal, disse considerar que a prisão ex-presidente Lula  traria impactos à imagem do Brasil, mas que a longo prazo poderia significar "um fortalecimento do modelo institucional brasileiro""É claro que ter um ex-presidente da República, ter um asset como o Lula agora condenado, é muito ruim para a imagem do Brasil. Mas a longo prazo me parece um fortalecimento do modelo institucional brasileiro", destacou; Gilmar deverá retornar ainda nesta terça-feira (3) ao Brasil para participar do julgamento do habeas corpus de Lula pela Corte nesta quarta-feira, e voltar a Portugal no dia seguinte

Gilmar diz que prisão de Lula 'mancharia imagem do país' no curto prazo
Gilmar diz que prisão de Lula 'mancharia imagem do país' no curto prazo (Foto: Foto: José Cruz/Agência Brasil/Fotos Públicas)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que está em viagem a Portugal, disse considerar que a prisão ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva traria impactos à imagem do Brasil, mas que a longo prazo poderia significar “um fortalecimento do modelo institucional brasileiro”. Gilmar deverá retornar ainda nesta terça-feira (3) ao Brasil para participar do julgamento do habeas corpus de Lula pela Corte nesta quarta-feira, e voltar a Portugal no dia seguinte.

“É claro que ter um ex-presidente da República, ter um asset como o Lula agora condenado, é muito ruim para a imagem do Brasil. Mas a longo prazo me parece um fortalecimento do modelo institucional brasileiro”, disse Gilmar.

O ministro do STF está em Portugal participando de um seminário na área jurídica organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) – pertencente a ele - e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo ele, o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Lula visando evitar a prisão em 2ª instância antes que o processo tenha transcorrido em julgado será examinado “com todo o cuidado”.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247