Governo Bolsonaro facilita deportação de brasileiros dos EUA

Em um novo sinal de alinhamento e submissão à política externa norte-americana, que vem implantando uma agressiva política anti-imigração, o governo Jair Bolsonaro deverá facilitar a deportação de imigrantes brasileiros detidos ilegalmente ou sem a documentação adequada que adentrarem nos Estados Unidos

(Foto: REUTERS/Mike Blake)

247 - Em um novo sinal de alinhamento e submissão à política externa norte-americana, que vem implantando uma agressiva política anti-imigração, o governo Jair Bolsonaro deverá facilitar a deportação de imigrantes brasileiros detidos ilegalmente ou sem a documentação adequada que adentrarem nos Estados Unidos. 

Até junho, os brasileiros detidos nos Estados Unidos precisavam solicitar um passaporte ou uma Autorização de Retorno de Brasileiro (ARB) para poderem ingressar em um avião e retornar ao Brasil. Muitos, porém, alegavam perseguição e se recusavam a assinar os documentos. Com a alteração, o governo brasileiro agora poderá expedir atestados de nacionalidade à revelia, facilitando a deportação. 

Segundo reportagem do jornal O Globo, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o atestado de “nacionalidade é utilizado apenas em situações excepcionais e que os brasileiros que alegarem questões humanitárias não serão deportados contra a sua vontade”. Diplomatas brasileiros, porém, alegam alguns brasileiros já foram deportados com base nas novas regras. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247