CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Governo inclui alunos de mestrado e doutorado no Fies

Ministério da Educação ampliou as regras do programa destinado ao financiamento de estudantes do ensino superior; ministro Henrique Paim informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, posteriormente, para adesão dos estudantes

Ministério da Educação ampliou as regras do programa destinado ao financiamento de estudantes do ensino superior; ministro Henrique Paim informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, posteriormente, para adesão dos estudantes (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Educação ampliou as regras do Fies, conforme portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial, passando a incluir os cursos de mestrado e doutorado no programa destinado ao financiamento de estudantes do ensino superior.

Antes da mudança, apenas os cursos de mestrado profissional, que enfatizam estudos e técnicas diretamente voltados ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional, eram contemplados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nota no site do MEC, o ministro da Educação, Henrique Paim, informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, posteriormente, para adesão dos estudantes.

A previsão do MEC é que a nova modalidade do Fies tenha 31,6 mil potenciais beneficiários, matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto senso ofertados por cerca de 170 instituições privadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ministério ressaltou que o Fies da Pós-graduação não atenderá cursos de especialização (lato sensu), categoria na qual se enquadram os MBAs, nem cursos de ensino a distância.

"Alunos já contemplados com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) não poderão solicitar o financiamento", disse o MEC.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o ministro da Educação, o Fies conta atualmente com 1,6 milhão de contratos firmados. "Hoje, 40 por cento dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas são apoiados por programas do Governo Federal – o Fies e o ProUni (Programa Universidade para Todos)", disse Paim.

(Por Marcela Ayres)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO