Guajajara: secretário de Assuntos Fundiários não sabe fazer conta?

O líder indígena Sonia Guajajara criticou o secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antonio Nabhan Garcia, para quem "o maior latifundiário do País é o índio"; "Nós indígenas somos menos de 1% da população brasileira e cuidamos de 13% do Território Nacional. Os donos do agronegócio são menos de 1% também e detém 46% de terras para exploração e destruição absoluta. O Secretário Nabhan de Bolsonaro, não sabe fazer conta? Quem é latifundiário?"

Guajajara: secretário de Assuntos Fundiários não sabe fazer conta?
Guajajara: secretário de Assuntos Fundiários não sabe fazer conta?

247 - O líder indígena Sonia Guajajara repudiou a declaração do secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antonio Nabhan Garcia, para quem "hoje, o maior latifundiário do País é o índio" - declaração foi concedida ao jornal O Estado de S.Paulo.

"Nós indígenas somos menos de 1% da população brasileira e cuidamos de 13% do Território Nacional.Os donos do agronegócio são menos de 1% também e detém 46% de terras para exploração e destruição absoluta. O Secretário Nabhan de Bolsonaro, não sabe fazer conta? Quem é latifundiário?", postou Sonia no Twitter.

Ao Estadão, o dirigente afirmou: "tem muita gente que critica o grande latifundiário, mas hoje o maior latifundiário do País é o índio. Não podemos transformar o índio em megalatifundiário".

A pauta indígena é uma das principais preocupação de lideranças e instituições que atuam com direitos humanos. Até porque o presidente Jair Bolsonaro já concedeu declarações que vão de encontro à luta pela demarcações de terras, como, em fevereiro do ano passado (2018), quando ainda era deputado federal e pré-candidato ao Planalto.

"As ONG’s e o governo estimulam o índio para o conflito. Se eu assumir como presidente da República, não haverá um centímetro a mais para demarcação. Na Bolívia temos um índio como presidente, porque aqui eles precisam de terra?”, disse ele, de acordo com o site Dourado News, a jornalistas de Mato Grosso.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247