CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

'Guardiões da floresta', indígenas Guajajara fazem o trabalho de proteção ambiental negligenciado pelo Estado

Autodenominados "guardiões da floresta", os indígenas da etnia Guajajara defendem a floresta de madeireiros com estratégia de guerrilha. Armados com rifles e revólveres, eles fazem emboscadas, prendem os madeireiros e entregam os invasores e seus equipamentos à delegacia mais próxima, a centenas de quilômetros

Fogo na Terra Indígena Arões em Mato Grosso (Foto: Ibama)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -  Autodenominados "guardiões da floresta", os indígenas da etnia Guajajara defendem a floresta de madeireiros com estratégia de guerrilha. Armados com rifles e revólveres, eles fazem emboscadas, prendem os madeireiros e entregam os invasores e seus equipamentos à delegacia mais próxima, a centenas de quilômetros.

A reportagem da Reuters, co-enunciada pelo jornal Folha de S. Paulo destaca que "os homens dizem que estão entre os 180 guardiões que patrulham e protegem sua terra indígena contra madeireiros em ações noturnas. De dia, a maioria dos guardiões cultiva mandioca, arroz e outros produtos na Terra Indígena Arariboia, uma região florestal úmida de cerca de 413 mil hectares no nordeste do Maranhão, um estado que perdeu a maioria de sua floresta tropical ao longo do século passado."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A matéria ainda informa que "madeireiros e fazendeiros vêm desmatando as terras até a reserva Guajajara e cruzando a fronteira cada vez mais nas últimas décadas. No entanto, desde 2012, quando os "guardiões da floresta" se constituíram, estima-se que as incursões ilegais tenham se reduzido à metade."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO