Haddad chegou a 70% dos votos nas cidades pequenas do Nordeste

A despeito da perda de aderência eleitoral que acometeu o PT nessas últimas eleições, Fernando Haddad conseguiu o feito de aumentar a votação história do PT em 183 cidades; são cidades pequenas, em que eleitorado não ultrapassa 10 mil, sendo que 153 delas estão localizadas no Nordeste; neste nicho, o petista obteve 70% dos votos, patamar não alcançado nem nas eleições de Lula e Dilma

Haddad chegou a 70% dos votos nas cidades pequenas do Nordeste
Haddad chegou a 70% dos votos nas cidades pequenas do Nordeste (Foto: Ricardo Stuckert)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - A despeito da perda de aderência eleitoral que acometeu o PT nessas últimas eleições, Fernando Haddad conseguiu o feito de aumentar a votação história do PT em 183 cidades. São cidades pequenas, em que eleitorado não ultrapassa 10 mil, sendo que 153 delas estão localizadas no Nordeste. Neste nicho, o petista obteve 70% dos votos, patamar não alcançado nem nas eleições de Lula e Dilma.

A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destaca que "a migração do voto petista de cidades menores e mais pobres, na avaliação do cientista político Carlos Melo, do Insper, é reflexo da recessão econômica na vida dos brasileiros, especialmente os de origem mais humilde. 'O eleitor sempre vota de acordo com a sua realidade. Vota no candidato que acredita ser capaz de lhe trazer vantagens, sejam elas econômicas ou não. Ele é racional em relação a seus interesses e valores', disse".

A matéria acrescenta: "desde 2006 existe uma relação inversa entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios e o voto de seus eleitores em candidatos petistas. O PT tem melhor desempenho nas localidades mais pobres. Isso ocorre no Brasil inteiro, mas a intensidade do fenômeno é marcada pela geografia. No Nordeste, região em que Haddad teve melhor desempenho, Jair Bolsonaro (PSL) teve melhor votação nas capitais, onde o IDH é maior, que no interior".

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email