Juízes federais defendem independência para Teori

Associação dos Juízes Federais (Ajufe) diz em nota que, "da mesma forma que defende a independência de Moro, se posiciona pela defesa da independência do ministro Teori Zavascki"; magistrados também dizem repudiar as "ameaças e intimidações" que Zavascki vem sofrendo em razão de ter retirado de Moto as investigações envolvendo o ex-presidente Lula; segundo a Ajufe, "a construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente"

Juízes federais defendem independência para Teori
Juízes federais defendem independência para Teori (Foto: José Cruz)

247 - Juízes federais saíram em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Por meio de nota, a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) afirmou que "da mesma forma que defende a independência de Moro [juiz federal Sérgio Moro], que está à frente dos inquéritos da Operação Lava Jato) também se posiciona pela defesa da independência do ministro Teori Zavascki".

No texto, os magistrados também se posicionaram contra as "ameaças e intimidações" que Zavascki vem sofrendo em razão de ter retirado de Moro as investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na decisão tomada no último dia 22, Zavascki determinou que Moro remetesse a ele os inquéritos da investigação envolvendo Lula no âmbito da Operação Aletheia, um dos desdobramentos da Lava Jato. Desde então, o ministro e seus familiares vem sendo alvo de protestos.

"A propósito dos ataques e críticas feitas ao ministro do Teori Zavascki em razão da decisão proferida na Medida Cautelar da Reclamação número 23.457, a Ajufe reafirma que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente", diz o texto assinado pelo presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek.

"Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente motivados no ordenamento jurídico", conclui a nota.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247