Juristas lançam manifesto contra fala de general

Após o chefe do Exército, Eduardo Villas Bôas, afirmar que a corporação "compartilha o anseio dos cidadãos de bem de repúdio à impunidade, um grupo de juristas disse que "as recentes manifestações que evocam atos de força configuram clara intimidação sobre um Poder de Estado, o Supremo Tribunal Federal. Algo que não acontecia desde o fim da ditadura militar. É urgente que os Poderes da República repudiem esse tipo de pressão"

Juristas lançam manifesto contra fala de general
Juristas lançam manifesto contra fala de general (Foto: Marcelo Camargo - ABR)

247 - Um grupo de 150 juristas, advogados e defensores públicos, além de outras personalidades, assinou um texto com críticas às falas de militares que antecedem o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula Supremo Tribunal Federal. Nesta terça-feira (3), o chefe do Exército, Eduardo Villas Bôas. afirmou no Twitter que a corporação "compartilha o anseio dos cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à democracia"

De acordo com a nota dos juristas "as recentes manifestações que evocam atos de força configuram clara intimidação sobre um Poder de Estado, o Supremo Tribunal Federal. Algo que não acontecia desde o fim da ditadura militar. É urgente que os Poderes da República repudiem esse tipo de pressão. As falas veiculadas nas últimas horas por oficiais das Forças Armadas dificultam um julgamento isento e colocam em xeque a democracia. Não são pessoas que estão em jogo. É a República. É a democracia". 

Entre as personalidades que assinam a nota, estão Lênio Streck, Celso Antonio Bandeira de Mello, Carol Proner, Pedro Serrano, Marco Aurélio de Carvalho, Tecio Lins e Silva, Antonio Carlos de Almeida Castro, Flávio Dino (que é governador do Maranhão), Jose Eduardo Cardozo, Celso Amorim, Tarso Genro, Fernando Haddad, Cezar Britto,  Leonardo Yarochewski, Roberto Figueiredo Caldas, Mauro Menezes, Tarso Genro, Alberto Toron, a deputada Manuela D`Avila e o antropólogo Luiz Eduardo Soares

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247