Juristas pela Democracia representam contra Moro na Comissão de Ética

Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou representação contra o ministro Sérgio Moro na Comissão de Ética da Presidência da República; a ação é por conta da recusa do ministro em responder sobre uma possível agenda com a empresa de armamentos Taurus; segundo a ABJD, a confirmação da agenda poderia indicar troca de interesses para a flexibilização de posse de armas, decretada em janeiro

Juristas pela Democracia representam contra Moro na Comissão de Ética
Juristas pela Democracia representam contra Moro na Comissão de Ética (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou representação contra o ministro Sérgio Moro na Comissão de Ética da Presidência da República. A ação é por conta da recusa do ministro em responder sobre uma possível agenda com a empresa de armamentos Taurus. Segundo a ABJD, a confirmação da agenda poderia indicar troca de interesses para a flexibilização de posse de armas, decretada em janeiro.

A membra da Associação, Tania Oliveira, afirma: "a ABJD espera que a Comissão de Ética da Presidência da república dentro das competências que lhe são precisas, possa instaurar procedimento para apurar o desvio de conduta ética do ministro da Justiça."

Um trecho do texto da representação ilustra o tom e a demanda do grupo: "um ministro de Estado não pode, a pretexto de ocultar uma agenda que deve ser pública, alegar sigilo de um encontro privado com quem tem interesses comerciais em face da Administração Pública Federal."

Para Paulo Freire, advogado e membro da ABJD-DF, Moro "tem dever de informar as tratativas que tem feito, em decorrência de ocupar esse cargo que é público. A resposta dada ao Psol pelo ministro fica a impressão de que o cargo público é uma extensão da vida pública dele". E complementa, "ainda mais se tratando desse tema que foi tema de campanha do presidente eleito [da flexibilização da posse de armas] e se reunir com representantes da empresa Taurus fica nítida a relação".

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247