Lista de candidatos à PGR é encaminhada a Dilma

Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) encaminhou à presidente indicando os três nomes mais votados pela categoria para chefiar a Procuradoria-Geral da República no lugar de Roberto Gurgel; estão na lista os subprocuradores-gerais Rodrigo Janot, que obteve 511 votos, Ela Wiecko, com 457 votos, e Deborah Duprat, que recebeu 445 votos

Lista de candidatos à PGR é encaminhada a Dilma
Lista de candidatos à PGR é encaminhada a Dilma
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Da Agência Brasil

Brasília - A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) encaminhou hoje (19) ofício à presidenta Dilma Rousseff indicando os três nomes mais votados pela categoria para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR). Estão na lista os subprocuradores-gerais Rodrigo Janot, que obteve 511 votos, Ela Wiecko, com 457 votos, e Deborah Duprat, que recebeu 445 votos.

O cargo de procurador-geral ficará vago em agosto, com a saída de Roberto Gurgel. A escolha é de livre nomeação da Presidência da República, mas, desde o governo Luiz Inácio Lula da Silva, adotou-se a lista tríplice com os mais votados pelos profissionais da categoria. A seleção da ANPR é seguida desde então.

A lista está sendo questionada por outros ramos do Ministério Público da União (Ministério Público Militar, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), que também fizeram votações próprias. A somatória de todos os resultados dá a liderança para Duprat, com 884 votos, seguida por Janot, 576 votos, e Wiecko, 516 votos.

A votação da ANPR teve 888 participantes, enquanto os procuradores trabalhistas colheram 461 votos. No Distrito Federal votaram 42 pessoas, e no ramo militar, foram registradas 12 participações.

Para o presidente da ANPR, Alexandre Camanho, a escolha da presidenta deve recair entre "os agentes políticos que atuam na mesma área, com os mesmos objetivos e atribuições do procurador-geral de cada ramo, sob pena de perder por completo seu sentido".

A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho informou, por meio de nota, que as três entidades não representadas pela ANPR também vão encaminhar ofício com as respectivas votações para a presidenta Dilma Rousseff.

Edição: Beto Coura

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247