Luis Miguel: proteção a professora da UnB é urgente e indispensável

"O MP-DF pediu proteção à professora Debora Diniz, que está sendo ameaçada de morte por seu engajamento corajoso em defesa do direito ao aborto. É uma medida urgente e indispensável", diz o cientista político Luis Felipe Miguel, que alerta para a necessidade de identificação das "fontes das ameaças" à docente

Luis Miguel: proteção a professora da UnB é urgente e indispensável
Luis Miguel: proteção a professora da UnB é urgente e indispensável

Por Luis Felipe Miguel, em seu Facebook

O Ministério Público do Distrito Federal pediu proteção à professora Debora Diniz, que está sendo ameaçada de morte por seu engajamento corajoso em defesa do direito ao aborto.

É uma medida urgente e indispensável. Mas, além dela, é necessário identificar as fontes das ameaças e coibir os focos de violência que grassam no movimento ironicamente chamado de "pró-vida".

Nos Estados Unidos, que é a principal matriz que inspira e eventualmente financia a agitação fundamentalista no Brasil, muitas vezes as ameaças se concretizaram e não foram poucos os atentados contra defensoras e defensores dos direitos das mulheres. Líderes religiosos e políticos promovem, de caso pensado, o pânico moral sobre o direito ao aborto e o discurso de ódio contra quem o defende - e é só questão de tempo até que algum de seus seguidores, mais exaltado e mais desequilibrado, passe às vias de fato.

Estes líderes devem ser também responsabilizados por suas palavras, como verdadeiros autores intelectuais das ameaças e - oxalá não cheguemos até lá - eventuais atentados.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247