CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Lula: manifestações de 2013 foram arquitetadas para derrubar o governo

Em entrevista que Lula concedeu ao jornalista Kennedy Alencar, o ex-presidente Lula recorda as manifestações que incendiaram o Brasil em julho de 2013 e acredita que as ações foram orquestradas para desestruturar o governo Dilma, que até então contava com uma alta popularidade; "As manifestações foram arquitetadas para derrubar o governo", disse ele

Lula: manifestações de 2013 foram arquitetadas para derrubar o governo (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista que Lula concedeu ao jornalista Kennedy Alencar, realizada no dia 3 de maio, o ex-presidente recorda as manifestações que incendiaram o Brasil em julho de 2013 e acredita que as ações foram orquestradas para desestruturar o governo Dilma, que até então contava com uma alta popularidade. 

"Você sabe que eu acho que até hoje nós não avaliamos corretamente o que aconteceu em 2013. Ninguém me convence de que aquilo foi porque a polícia de São Paulo bateu em uma manifestação de 3 mil pessoas que estavam reivindicando 20 centavos de diminuição no aumento do transporte, e que a sociedade foi para a rua. Não acredito. Aquilo, na minha opinião, já fazia parte da arquitetura política de derrubar o governo, de tirar o PT do poder, porque era uma manifestação muito contra o PT. Nós começamos entendendo que era uma manifestação por reivindicação, e não era por reivindicação. Eu vi alguns vídeos na Internet que tiveram, naquela época, 8 milhões de visualizações, 15 milhões. Ou seja, era uma coisa que só podia ser patrocinada por robô", declarou Lula. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele ainda destaca o papel de Rede Globo na cobertura dos atos. "A Globo jamais cancelaria a grade dela para colocar manifestação. Ela não colocava isso nem no enterro do Roberto Marinho. A Globo cancelou a sua novela para mostrar as manifestações. Você acha que isso é de graça?", questiona. 

Ele ressalta que o papel da globo foi "convocar as manifestações". "Era convocado pelo jornal das 8 horas, pelo jornal das 7 horas, por Ana Maria Braga. Era convocado por todo mundo. Era convocado na televisão", disse. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A verdade é que, naquele tempo, a economia não estava mal. É importante lembrar que a economia cresceu, eu acho, 1,9% ou 2% naquele ano. É importante lembrar que a gente tinha pleno emprego. Kennedy, a gente não pode esquecer que em 2014 a gente tinha 4,3% de desemprego no Brasil. Você sabe o que significa isso? Significa Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Holanda. O Brasil nunca teve isso. Significa que tinha um crescimento da economia de forma extraordinária. Eram 20 milhões de empregos neste país! Era gente voltando do Japão, era gente voltando de Portugal, era gente voltando de todas as partes do mundo para trabalhar aqui, meu filho. Essa coisa era em 2013" disse ele. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO