CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Lula tem mesmo poder de transferência de votos de Getúlio, diz historiador

O historiador americano Bryan McCann, professor da Universidade Georgetown, avaliou o alto poder de transferência de votos do ex-presidente Lula caso tenha sua candidatura impedida pela Justiça; "Para os historiadores, lembra a eleição de 1945, quando Getúlio Vargas teve poder de transferência de votos que acabou com o resultado da eleição do Dutra. Foi Getúlio que levou à eleição de Dutra. Lula vai ter este tipo de poder em 2018, e falta saber para quem vão acabar indo esses votos", afirmou

Lula tem mesmo poder de transferência de votos de Getúlio, diz historiador
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O historiador americano Bryan McCann, professor da Universidade Georgetown e brasilianista, avaliou neste domingo, 26, o alto poder de transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta eleições presidenciais, caso tenha sua candidatura impedida pela Justiça. 

"Lula tem uma importância histórica imensa para o Brasil. A questão principal agora é tentar entender como essa importância dele vai ter influência na eleição. Acho que a candidatura dele vai ser barrada, mas acredito que ele tenha grande poder de transferência de votos", disse McCann. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele comparou o poder de transferência de Lula ao do ex-presidente Getúlio Vargas nas eleições de 1945, que elegeu Eurico Gaspar Dutra. "Para os historiadores, lembra a eleição de 1945, quando Getúlio Vargas teve poder de transferência de votos que acabou com o resultado da eleição do Dutra. Foi Getúlio que levou à eleição de Dutra. Lula vai ter este tipo de poder em 2018, e falta saber para quem vão acabar indo esses votos", afirmou. 

O historiador disse também que o candidato da extrema-direta, Jair Bolsonaro (PSL), representa uma ameaça à democracia brasileira. "Ele é um risco para a democracia brasileira. Como não sou cidadão brasileiro, não tenho um candidato para apoiar na eleição, mas eu votaria em qualquer um contra Bolsonaro. Ele não respeita essa democracia e fala abertamente que respeita mais o tipo de regime que o Brasil tinha durante a ditadura", afirmou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia a entrevista na íntegra na Folha de S. Paulo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO