CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Maioria das mulheres negras no Brasil não exercem trabalho remunerado, diz estudo

Pesquisa aponta que menos da metade das mulheres negras no Brasil exerce algum trabalho remunerado. Além disso, apenas 8% das que trabalham formalmente ocupam cargos de liderança, de gerente, diretora ou sócia proprietária

(Foto: REUTERS/Pilar Olivares)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Pesquisa realizada pela consultoria ‘Indique Uma Preta” e pela empresa Box1824 aponta que menos da metade das mulheres negras no Brasil exerce algum trabalho remunerado. Além disso, apenas 8% das que trabalham formalmente ocupam cargos de gerente, diretora ou sócia proprietária. A reportagem é do jornal Folha de S. Paulo. Das entrevistadas, 54% não exerciam trabalho remunerado e, destas, 39% estavam em busca por emprego.

A pesquisa “Potências (in)visíveis: a realidade da mulher negra no mercado de trabalho”, que será lançada nesta quarta-feira (28), entrevistou mil mulheres negras, com idades entre 18 e 65 anos, entre os meses de março e setembro deste ano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na fatia de 46% que estava trabalhando, 20% estavam ocupadas como autônomas. Das empregadas no mercado de trabalho formal, apenas 2% ocupavam cargos de diretora, 3% de sócia proprietária e outros 3% de gerente.

Presidentes e vice-presidentes eram tão poucas que, na pesquisa, o percentual arredondado é de 0%, embora haja casos isolados, principalmente no Nordeste.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A maioria das empregadas no setor formal eram assistentes ou auxiliares (23%), profissionais de administrativo ou operacional (18%), analistas (8%) e estagiárias ou trainees (5%).

Das entrevistadas, 51% relataram já ter escutado piadas relacionadas a cor, cabelo ou aparência no ambiente de trabalho; 49% disseram já terem se sentido desqualificadas profissionalmente, mesmo tendo a formação necessária para ocupar tal espaço; e 37% contaram que tiveram uma opinião, posicionamento ou ideia silenciada, enquanto a opinião de pessoas brancas eram ouvidas ou valorizadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Apesar de a população negra ser a maioria da população, ela é ao mesmo tempo a mais subutilizada e mais desocupada. É uma força de trabalho ativa que não consegue entrar no mercado de trabalho e acaba exercendo suas habilidades aquém do que poderia”, declara Malu Rodrigues, pesquisadora  da Box1824

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO